Especial David Foster Wallace (1962 – 2008)

em 12 de setembro de 2000

David Foster Wallace nasceu em Ithaca, Nova Iorque, no dia 21 de fevereiro de 1962 e é um dos mais renomados escritores norte-americanos das últimas décadas. Formado em Língua Inglesa e Filosofia, seu trabalho de conclusão de curso foi transformado no seu primeiro romance: The Broom of the System (ainda inédito no Brasil). DFW (como os fãs gostam de abreviar) alcançou status de notável ao lançar Infinite Jest, livro de mais de mil páginas (contando rodapés que tomam folhas e mais folhas) que o fez ser comparado com Thomas Pynchon. Além da ficção lançou diversos ensaios e livros de contos. Era grande amigo do também romancista Jonathan Franzen. Em 12 de setembro de 2008 foi encontrado enforcado no jardim de sua casa.

No Brasil, apenas sua coletânea de contos Breves Entrevistas com Homens Hediondos recebeu tradução. Está programado o lançamento de ensaios do autor para outubro pela Companhia das Letras e Caetano W. Galindo já trabalha na tradução de Infinite Jest – ainda sem data de lançamento.

Biografia

Definições para David Foster Wallace (ou DFW é, dois-pontos)
O ano da bandana

Resenhas

Breves Entrevistas com Homens Hediondos
Breves Entrevistas com Homens Hediondos
The Pale King – Parte I
The Pale King – Parte II 

Contos Essenciais

Para sempre em cima

Traduções

Isto é Água

Conto (direcionamento para o site da Companhia das Letras)

Para sempre em cima 

5 comentários para “Especial David Foster Wallace (1962 – 2008)

  1. Oi, gostei muito do texto, só para deixar menos triste, li essa semana que a Cia das Letras está trabalhando na tradução e publicação de Infinite Jest!
    Um abraço!!!

  2. A revista Piauí de setembro traz um texto deste autor, chamado de “Pense na lagosta”, uma crônica sobre a visita de Wallace a um festival de lagosta muito popular nos EUA. O autor nos faz refletir sobre o ato de ferver a lagosta ainda viva, enquanto esta agoniza de dor e luta pela vida dentro da panela. Fiquei muito interessado em ler outras coisas dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.