Em 14 de novembro finalmente foi lançado o trailer do filme Jogos Vorazes, baseado no primeiro livro da trilogia escrita por Suzanne Collins. Primeiramente exibido no ABC’s Good Morning America, deixou nesse dia milhares de fãs com os olhos grudados no programa, esperando ansiosamente pelo vídeo. Isso não somente pela televisão e pela internet, como também pela Times Square, onde foi mostrado ao vivo em um telão para o enorme público. Com o fim de Harry Potter e Crepúsculo nos cinemas, é apostado por muitos que Jogos Vorazes, se tornará a série mais aguardada pelo público jovem.

A história é ambientada muitas décadas no futuro em um país chamado Panem, surgido das ruínas da América do Norte. Panem é dividido em 12 distritos controlados rigidamente pela Capital. A maior parte da população é pobre e insatisfeita com o governo, por isso este utiliza a força e o medo para dominá-la e evitar revoltas. A forma de controle mais marcante se dá pelos Jogos Vorazes, um reality show que todos os habitantes são obrigados a assistir. Nele, 24 adolescentes, um menino e uma menina de cada distrito, são sorteados e enviados para um local aleatório que chamam de arena. Lá, os escolhidos devem lutar até a morte e quem sobrar é o vencedor, que desfrutará de fama e fortuna pelo resto da vida.Essa série é classificada como “young adult”, mas em quase todos os lugares é vendida como infanto-juvenil ou até mesmo infantil. Isso é curioso, pois a história possui cenas bem violentas – não só por causa das lutas e das batalhas cheias de sangue, mas também devido aos conflitos psicológicos e aos sofrimentos que os personagens têm que enfrentar. E isso tudo se intensifica a cada livro.

Porém, o maior trunfo da obra de Collins não é a violência, e sim o fato de finalmente termos uma história “young adult” realista, sem nenhum elemento sobrenatural como vampiros e anjos. Uma história nada impossível de se tornar real. E mais: ela vai além do enredo, cheia de críticas políticas e sociais nas entrelinhas. Mostra a realidade nua e crua, sem fantasia nenhuma. Infelizmente, o triângulo amoroso desvia a atenção de muitos leitores. É chato ver que há tantos se interessando praticamente só em quem ficará com quem, esquecendo-se de que isso é o menos importante de tudo.

Além disso tudo, a história possui personagens carismáticos e comoventes, uma tensão sempre crescente que torna a leitura difícil de ser interrompida. É uma série que merece o sucesso que está fazendo

Série: Jogos Vorazes
Nome original: The Hunger Games
Autora: Suzanne Collins
Tradução dos livros: Alexandre D’Elia
Preço sugerido: R$39, 50
Editora Rocco

Sobre a autora: Elizabeth, ou Lizzie, está prestes a se formar no Ensino Médio e pretende entrar para a faculdade de Letras em língua inglesa. Cresceu com pessoas que não compartilham seu amor por leitura e já leu mais livros que todos os seus amigos e sua família juntos. É tímida, não gosta de baladas e nem de praia, mas está sempre presente nos eventos literários que pipocam por aí.