OSCAR 2015: Palpites

em 20 de fevereiro de 2015

por Tiago Salvestrini Franceschini

É chegada a hora dos Oscars e, como bons cinéfilos (e palpiteiros) que somos, não poderíamos deixar de arriscar quais serão os laureados na cerimônia do dia 22 próximo, até porque acertamos todos ano passado nas categorias que nos propusemos a chutar.

Essa é uma cerimônia, aliás, que promete barbadas e algumas surpresas pontuais, a começar pela acirrada disputa entre Boyhood e Birdman. Se houver um novo descasamento entre Melhor Filme e Melhor Diretor, será a segunda vez na história que esse fato acontece três anos consecutivos (a primeira vez foi no triênio 1936 a 1938). Além disso, é a primeira vez que os maiores indicados – nove para cada um – são filmes classificados como comédias. Aos palpites:

 

MELHOR FILME

 

Concorrem nessa categoria oito filmes: Boyhood, Birdman, O Grande Hotel Budapeste, O Jogo da Imitação, A Teoria de Tudo, Selma, Sniper Americano e Whiplash.

 

Quem deve ganhar?

Boyhood. É um palpite arriscado. Boyhood começou a temporada de premiações na frente, amealhando vários prêmios de críticos e o Globo de Ouro de Melhor Filme de Drama; porém, ao longo das últimas semanas, Birdman mostrou força ao vencer nos principais sindicatos, que detêm um peso bastante considerável no cômputo geral dos votantes da Academia – atores, produtores e diretores. No entanto, o BAFTA para Boyhood semana passada pode ter dado o empurrão a mais que o filme precisava para se consagrar.

 

Quem vem na cola

Birdman. Como já dito, o filme conquistou os sindicatos do meio, e as chances de ganhar como Melhor Filme são enormes. Aqui vale uma constatação: são raríssimas as cerimônias onde os filmes com maiores chances – além de Boyhood e Birdman podemos citar O Grande Hotel Budapeste, que deve se consagrar nas categorias técnicas – são filmes extraídos de roteiros originais. Geralmente existe um embate entre um roteiro original e um adaptado, ou quase sempre adaptado.

 

MELHOR DIREÇÃO

 

Os indicados foram Alejandro Gonzáles Iñárritu (Birdman), Richard Linklater (Boyhood), Bennett Miller (Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo), Wes Anderson (O Grande Hotel Budapeste) e Morten Tyldum (O Jogo da Imitação). Qualquer um que ganhe será a primeira vez. Linklater, Anderson e Tyldum debutam na categoria. Iñárritu já concorreu por Babel, e Miller, por Capote.

 

Quem deve ganhar?

Alejandro Gonzáles Iñárritu (Birdman). Seria o segundo diretor mexicano seguido a levar o prêmio, após a vitória do Cuarón ano passado por Gravidade. Conta a seu favor o fato de ter ganho o Sindicato dos Diretores, o que lhe confere ligeira vantagem.

 

Quem vem na cola

Richard Linklater (Boyhood), que levou o Globo de Ouro, o BAFTA e o Urso de Prata em Berlim pelo trabalho de 12 anos à frente do projeto. Os outros não têm chance.

 

MELHOR ATRIZ

 

As indicadas foram Marion Cotillard (Dois Dias, Uma Noite), Felicity Jones (A Teoria de Tudo), Julianne Moore (Para Sempre Alice), Rosamund Pike (Garota Exemplar) e Reese Whiterspoon (Livre). Cotillard e Whiterspoon já ganharam o Oscar nessa categoria. Pike e Jones recebem suas primeiras indicações e Julianne Moore ganha sua quinta indicação ao Oscar e a terceira como Atriz Principal.

 

Quem deve ganhar?

Julianne Moore (Para Sempre Alice). Ganhou praticamente todos principais prêmios da temporada: o Globo de Ouro de Atriz de Drama, o Sindicato dos Atores, o BAFTA, o círculo de críticos de Londres e por aí vai. Além disso, levou, em 2014, o prêmio de atriz em Cannes por um outro filme, Mapa para as Estrelas, ou seja, é praticamente imbatível.

 

Quem vem na cola

Ninguém. O prêmio é da Julianne Moore.

 

MELHOR ATOR

 

Os indicados foram Steve Carell (Foxcatcher), Bradley Cooper (Sniper Americano), Benedict Cumberbatch (O Jogo da Imitação), Michael Keaton (Birdman) e Eddie Redmayne (A Teoria de Tudo). Carell, Cumberbatch, Keaton e Redmayne debutam nas indicações. Bradley Cooper recebe sua terceira indicação ao Oscar (seguida) e a segunda como Ator Principal.

 

Quem deve ganhar?

Eddie Redmayne (A Teoria de Tudo). Levou o Globo de Ouro de Ator de Drama e o prêmio do Sindicato dos Atores na categoria e deve confirmar o favoritismo. A transformação física do papel pesa muito a seu favor.

 

Quem vem na cola

Michael Keaton (Birdman). Levou o Globo de Ouro de Ator de Comédia ou Musical e é muito querido pelo meio. Sua vitória acrescentaria uma nova camada metalinguística em Birdman. Porém, é preciso dizer que não se descarta uma vitória de Bradley Cooper, uma vez que Sniper Americano está bastante em voga nesses dias que antecedem a cerimônia; além disso, é raríssimo um ator conseguir três indicações seguidas ao Oscar.

 

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

 

As indicadas foram Patricia Arquette (Boyhood), Laura Dern (Livre), Keira Knightley (O Jogo da Imitação), Emma Stone (Birdman) e Meryl Streep (Caminhos da Floresta). Arquette e Stone debutam no Oscar. Dern e Knightley já haviam sido indicadas como Atriz Principal, e Meryl Streep… bom, o que dizer dela né? Vencedora de três Oscars – dois como Atriz Principal – chega a sua 19ª indicação – a quarta como coadjuvante.

 

Quem deve ganhar?

Patricia Arquette (Boyhood). Assim como J. K. Simmons e Julianne Moore, ganhou o Sindicato dos Atores na categoria, o Globo de Ouro, o BAFTA e vários prêmios dos críticos.

 

Quem vem na cola

Também não há ninguém pra tirar o prêmio dela.

 

 

MELHOR ATOR COADJUVANTE

 

Os indicados foram Robert Duvall (O Juiz), Ethan Hawke (Boyhood), Edward Norton (Birdman), Mark Ruffalo (Foxcatcher) e J. K. Simmons (Whiplash). Todos previamente indicados com exceção de J. K. Simmons. Duvall já ganhou como Ator Principal por A Força do Carinho, de 1983.

 

Quem deve ganhar?

J.K. Simmons (Whiplash). Já ganhou o Globo de Ouro e o Sindicato dos Atores na categoria, além de prêmios dos mais importantes círculos de críticos norte-americanos.

 

Quem vem na cola

Ninguém. Assim como no caso da Julianne Moore, o prêmio é dele.

 

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

 

Os indicados foram Alejandro G. Iñárritu, Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris Jr. e Armando Bo (Birdman), Richard Linklater (Boyhood), E. Max Frye e Dan Futterman (Foxcatcher), Wes Anderson e Hugo Guinness (O Grande Hotel Budapeste) e Dan Gilroy (O Abutre). Futterman já foi previamente indicado pelo roteiro adaptado de Capote. Wes Anderson ganha sua terceira indicação na categoria. Linklater recebe sua terceira indicação como roteirista e a primeira por Roteiro Original. O restante debuta no Oscar.

 

Quem deve ganhar?

Wes Anderson e Hugo Guinness (O Grande Hotel Budapeste). Ganhou o prêmio do Sindicato dos Roteiristas e o BAFTA na categoria de roteiro original . O prêmio de Melhor Filme de Comédia ou Musical no Globo de Ouro pode influenciar a vitória do filme.

 

Quem vem na cola

Alejandro G. Iñárritu, Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris Jr. e Armando Bo (Birdman). O filme não concorreu ao Sindicato dos Roteiristas – por conta da regra de apenas membros poderem concorrer – mas, a seu favor, consta a vitória no Globo de Ouro na categoria de roteiro (em que não se divide entre original e adaptado). Se Birdman cair nas graças da Academia e levar Melhor Filme e Diretor, há grandes chances dele ganhar aqui. Boyhood entra como uma terceira opção.

 

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

 

Os indicados foram Jason Hall (Sniper Americano), Graham Moore (O Jogo da Imitação), Paul Thomas Anderson (Vício Inerente), Anthony McCarten (A Teoria de Tudo) e Damien Chazelle (Whiplash). Paul Thomas Anderson recebe a quarta indicação como roteirista e a segunda por adaptação. O restante debuta nas indicações de roteiro.

 

Quem deve ganhar?

Graham Moore (O Jogo da Imitação). Ganhou o prêmio do Sindicato dos Roteiristas pela adaptação do livro Alan Turing: O Enigma. As oito indicações que o filme recebeu devem credenciar o filme pra vitória aqui.

 

Quem vem na cola

Damien Chazelle (Whiplash). A única indicação de Damien Chazelle na cerimônia por um filme que começou pequeno, ganhou Sundance e conseguiu a indicação de Melhor Filme. Whiplash concorreu em alguns lugares como Roteiro Original – inclusive no próprio Sindicato dos Roteiristas – mas a Academia entendeu que como já havia sido lançado um curta sobre a ideia do filme, o colocou como adaptado. Não se descarta A Teoria de Tudo, que levou o BAFTA na categoria.

 

MELHOR ANIMAÇÃO

 

Os indicados foram Operação Big Hero, Como Treinar o seu Dragão 2, Os Boxtrolls, Song of the Sea, e O Conto da Princesa Kaguya.

 

Quem deve ganhar?

Como Treinar o seu Dragão 2. O filme levou o Globo de Ouro e o principal prêmio do Annie Awards, o mais importante da animação. Além disso, o primeiro filme perdeu o Oscar de animação pra Toy Story 3, e podem compensá-lo agora.

 

Quem vem na cola

Operação Big Hero. Ganhou prêmio no Annie Awards e vem concorrendo em várias premiações importantes. O Conto da Princesa Kaguya, que venceu em alguns círculos de críticos, também pode ser uma alternativa ao favoritismo de Como Treinar o seu Dragão 2.

 

MELHOR FILME ESTRANGEIRO

 

Os indicados foram Ida (Polônia), Leviatã (Rússia), Tangerines (Estônia), Timbuktu (Mauritânia) e Relatos Selvagens (Argentina).

 

Quem deve ganhar?

Ida. O filme ganhou o BAFTA, além de prêmios em círculos de críticos como o de Nova York e em importantes festivais como Toronto. Recebeu indicação para Melhor Fotografia também, o que pode lhe conferir certa vantagem em uma categoria que costuma reservar surpresas e derrubar favoritos. Para lembrar, A Fita Branca, do Haneke, também havia recebido indicação de Fotografia e não ganhou nenhum dos dois Oscars a que concorria.

 

Quem vem na cola

Leviatã. Vencedor do Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro e em Cannes pelo roteiro, o filme pode ganhar do polonês mas enfrentará também a concorrência de Relatos Selvagens, que tem conseguido muitos entusiastas nos últimos dias. Lembrando que foi justamente a Argentina, com O Segredo dos Seus Olhos, que ganhou de A Fita Branca.

9 comentários para “OSCAR 2015: Palpites

  1. Aeeee, palpites!! Você viu as bolsas de apostas, Tisf? Você divergiu só no melhor filme: Boyhood está pagando 13/8 contra Birdman.

    Pessoalmente, estou de boa com todos esses resultados, menos Jogo da Imitação como melhor roteiro. Pessoal delira nessas figuras de gênios semiautistas.

    Valeu pelo post, muito bom!

  2. Ahahaha valeu! Então, a disputa tá num ponto que eu acho que Boyhood, se ganhar, vai ser por uma diferença mínima!! Tão dizendo até que um terceiro filme pode acabar ganhando com a disputa Boyhood/Birdman, tipo o Sniper ou Budapeste

  3. Que bom que teve esse post de palpites, é sempre divertido ver como as coisas vão se desdobrar e depois comparar as apostas.

    Será que o Leviatã não leva de melhor filem estrangeiro? Ida é muito bom. E Gigio, acho que você definiu muito bem a categoria dos filmes de super inteligentes. Achei que o Cumberbatch ia tentar alguma coisa diferente nessa interpretação, mas parece que seguiu o protocolo ‘gênio semiautista’, hehe.

    • Vi o American Sniper ontem e, tudo bem, as cenas de guerra são incríveis, mas de resto parece tudo aquela história perfeitamente falsa de tantos filmes (como O Jogo da Imitação). Não costumo falar mal do Oscar, eu curto a premiação e tal, mas às vezes parece que o objetivo deles é homenagear o máximo do “gullible”, atingir as pessoas bem no ponto em que elas são mais crédulas. Em parte, as histórias são feitas pra isso mesmo, mas, por outro lado, às vezes parece que é demais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *