Links da semana

em 21 de novembro de 2016

Vamos começar a semana com um apanhado de textos alheios, newsletters, músicas. Qualquer coisa que faça a segunda feira parecer menos pesada!

Rascunho  – A potência da preguiça

Na edição 198 do Rascunho José Castelo fala do desprezo do mundo contra a preguiça, tão essencial à criação.

Não sou poeta, mas, como vivo de escrever, outro dia tive que ouvir de um vizinho no elevador: “E como vai essa boa vida? Como é viver sem fazer nada?”. A falsa gentileza era uma agressão dissimulada. Incluía raiva — talvez ódio. Como me sustento se “apenas” escrevo? Como tenho a desfaçatez de resumir minha vida à leitura e às palavras?


Piaui – Trump e os limites da democracia

Andrew Sullivan traz uma análise do assunto que dominou todas as conversas nos últimos dias. Como, quando, onde e por quê Trump está lá, e quais os riscos a todos que ainda tinham alguma fé no processo democrático.


The New Yorker – Chris Kraus, Female Antihero

Sobre o maravilhoso “I Love Dick” de Chris Kraus, com seu titulo ótimo e as mudanças no gênero do romance nos últimos anos. Ainda, sobre a percepção que leitores têm de protagonistas femininas em textos confessionais:

When “I Love Dick” was first published, Kraus said, many readers mistook the novel’s self-mocking humor for the character’s, or the author’s, low self-esteem. “People remarked all the time, ‘She’s so self-hating, she has such a poor self-image.’ If a man makes fun of himself, it’s a joke. If a woman does, it’s a pathology and she needs therapy.” In an age of Lena Dunham and Amy Schumer, that doesn’t happen anymore.


Open Culture – Isaac Asimov – The Last Question

Quem não ama Sci-fi? Um dos melhores contos de Isaac Asimov (não por acaso um dos favoritos do próprio autor) em duas versões para você escolher: lido por Asimov ou lido pelo fantástico Leonard Nimoy. Pessoalmente, recomendo a versão do Nimoy!


Newsletters

Para quem ainda não assina (shame on you), temos algumas indicações tanto de autores da casa quanto de terceiros que amamos:

As cartas que não mando – Arthur Tertuliano
Nerdices e afins – Juju Gomes
Sou meio vagabunda, mas sou boa pessoa – Taize Odelli
Não tenho critérios, mas tenho princípios – Isadora Sinay
Eu não odeio a segunda feira – Luara França
Nunca disse que faria sentido – Simone Vollbrecht

Além disso, teremos hoje textos novos no site! E a semana será cheia de novidades…

Um comentário para “Links da semana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *