Maurício de Sousa e Cartoon Network lançam nova empresa de animação

em 30 de março de 2011

Maurício de Sousa nasceu em Santa Isabel em 1935, e além da Turma da Mônica – que ganhou diversos personagens ao longo desses mais de 50 anos -, desenhou a Turma da Tina, Turma do Penadinho, Turma do Chico Bento, Turma do Piteco, Turma da Mata, Papa-Capim, Horácio, Astronauta, Turma do Pelezinho, Ronaldinho Gaúcho e Turma da Mônica Jovem.

E agora a Maurício de Sousa Criações e Participações começará uma nova empreitada com a Digital 21: lançar a Turma da Mônica nos mais diversos formatos de animação e interação – essa nova empresa, Maurício de Sousa Digital Productions, foi lançada oficialmente ontem, 29/3. O lançamento serviu como anúncio oficial da parceria entre a Maurício de Sousa Produções e o Cartoon Network para produção de séries animadas dos personagens do cartunista.

O lançamento abriu com um curta-animado em 3D de Penadinho invocando os vivos para o seu mundo e pedindo para seu criador, Maurício, seguir a luz. Em seguida, o próprio Maurício em carne e osso vem para conversar com Penadinho. “Penadinho foi criado para desmistificar o terror”, contou o cartunista, para em seguida chamar um video sobre sua carreira desde a primeira revista até a Turma da Mônica Jovem. A parceria, de acordo com Rodolpho Patrocínio, diretor geral da Digital 21, começou no Dia de Finados.

Não foi à toa que Penadinho chamou Maurício para o palco. A turma do fantasma será a primeira a ganhar uma temporada de 26 episódios (todos em animação 3D) de 11 minutos cada em 2012, além de vinhetas que serão espalhadas pela programação do Cartoon Network. Especiais de final de ano serão apresentados no fechamento de 2011. O desenho não ficará apenas na TV paga, seis meses após a estreia no canal fechado a Rede Globo integrará as novas aventuras em sua grade. Para mostrar que não se trata apenas uma aposta, episódios para a Copa de 2014 já estão em produção e algumas vinhetas foram exibidas durante o evento. Aproveitando o clima descontraído, Zé Vampir entrou no telão com uma máscara de Robert Pattison (o Edward, de Crespúculo). A animação é muito boa e respeita as características dos personagens dos quadrinhos. Aliás, graças aos traços os personagens ficaram bem divertidos em 3D e foi possível conceber uma voz a Penadinho e sua turma.

A Turma da Mônica, que vem sendo exibida nas manhãs de sábado desde 2004, ganhará novos episódios no ano que vem também. A versão jovem – que mostra os personagens na adolescência e usando traços de mangá – ganhará, além de uma série animada, um possível Live Action misturado com animação em 3D. O maior detalhe desse projeto é que os atores terão apenas suas cabeças substituídas pela dos personagens. Entre outras produções, está prevista uma animação 3D estetoscópico do personagem Astronauta e um longa metragem de Horacio (sem detalhes de lançamento ainda).

De acordo com o diretor geral do Cartoon Network da América Latina, Barry Koch, o namoro do canal com A Turma da Mônica existe há anos – apresentado por um curta surpresa com os personagens do Cartoon tentando conquistar a gorducha da Rua do Limoeiro ao som de Eduardo e Mônica – e que esse lançamento é visto com grande entusiasmo, prevendo ampliá-lo para a América Latina e o resto do mundo. A própria Panini Internacional quer expandir os horizontes além das 22 línguas nas quais os personagens e as histórias de Maurício de Sousa já são traduzidas.

Koch afirma ainda que “trabalhar ao lado de Maurício de Sousa para produzir conteúdo nacional, com os personagens mais queridos do Brasil e focado no público brasileiro, é uma grande honra e uma importante conquista para nossa empresa.”.

Além das novidades no campo da animação, será lançado um aplicativo para tablet entre o Dia das Crianças e o Halloween da Turma do Penadinho, contendo Digital Books e Games. E o investimento nos jogos não para em aplicativos. Os fãs poderão jogar nas redes sociais, no Playstation e no Wii um jogo interativo ambientado dentro do novo parque temático da Mônica – possibilitando que seus jogadores, ao completarem estágios, consigam trocar as moedas do mundo virtual no parque real. Quem estava com saudade do Parque da Mônica pode comemorar. Um novo parque já está em fase de construção na região de Santo Amaro, e Cebolinha não ficará de fora e ganhará seu próprio Parque Temático também.

Com mais de 200 personagens, Maurício de Sousa mais uma vez atualiza suas criações para acompanharem o que ocorre no mundo dos gibis e animações. Essa com certeza é uma empreitada grandiosa e bem ambiciosa.

4 comentários para “Maurício de Sousa e Cartoon Network lançam nova empresa de animação

  1. Pingback: Meia Palavra » Blog Archive » Maurício de Sousa e Cartoon Network lançam nova empresa de animação

  2. o mauricio e um fantatico de desnho manda pra min um desenho da monica eu nao tenho nenhum por favo mauriciu eu moro sozinho eu nao tenho computador eu empreste da minha colega eu so pobre verdade so faz manda pra min por favor

Deixe uma resposta para olá mauriçio sou sua fã desde os 07 anos de idade ti acho o maior barato queria também ser sua roterista beijoss Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.