Sou tropicalista desde sempre
Todas as letras, todos os tons, inclusive as vozes. Chico já foi conhecido como o sujeito que não devia cantar. Nunca pude ficar quieta quando diziam tamanha besteira, era o meu ídolo. Com aquela doçura de voz, meus ouvidos estavam pré-dispostos a escutá-lo… eternamente. Eu, e muitas outras pessoas.

Os tropicalistas levantam todas as lebres, são provocativos, dão vozes aoscult_rei sensores de toda uma geração. Nos anos 70 e 80 os  maniqueistas exigiam uma única escolha: a jovem guarda, ou os tropicalistas? Jovens radicalizam em qualquer época, é o esperado. Românticos e roqueiros caiam aos pés de Roberto e Erasmo. Qualquer garota, não tropicalista, gostaria de ser a “escolhida” do coração do Rei do iê iê iê.

Em 1970 ele, o Rei, declara seu amor por uma mulher desquitada, em alto e comovente tom. Todos os queixos caíram.

Como esse cara tão espetacular, em pleno sucesso, pode se apaixonar por uma mulher de segunda categoria? A sociedade brasileira viraria do avesso com a audácia, a vergonha, o absurdo, não fosse tamanha a ternura de um Roberto ajoelhado diante de uma mulher, com uma humildade capaz de quebrar qualquer coração, mesmo os de pedra.

O que eu sinto não tem tempo,
Nem registro, nem idade
Mas tem tudo que é preciso para dar felicidade

Juro que não sou culpado de nascer pouco depois
Mas recuperar o tempo é problema de nós dois
Devo ter me demorado no meu tempo lá no espaço
O que eu ainda não sei vou saber no seu abraço

Impossível ignorar esse cantor e compositor
Tropicalistas ferrenhos reconheciam: Esse veio para transformações! Cabeludo, na época, para o horror de qualquer macho-de-respeito e capaz de mexer na chaga da alma feminina, com uma dignidade arrasadora! Diferente dos machos, conhecidos como de respeito, mirou e acertou os corações de todos os, a partir desse momento, súditos.

A sociedade brasileira até essa data execrava, marginalizava e culpava as mulheres desquitadas. “Perdeu o marido? Seguramente é o tipo de mulher que não presta.” Persona não grata, inclusive, nas reuniões familiares. Os homens a olhariam com cobiça: estava só, devia estar carente. As mulheres  a olhariam com fúria, pois ela parecia calma, linda e fresca, como uma boa sem-vergonha.  Os termos eram esses. Enquanto escrevo, paro e reflito, pois pareço tender ao exagero. Procuro algum material da época, revolvo a memória. Não! Não é exagero.

Os tropicalistas sacudiam as mentes, Roberto humanizava os corações
Lembro de muitos perguntarem o porquê desse título de Rei para o Roberto Carlos e porque isso não era contestado? Não se contesta a realeza de alguém que faz enrubescer “machões” e recoloca, no local que lhe é devido, uma pessoa e sua honra.

As escolhas do coração do Rei do iê iê iê foram revolucionárias, todas elas, e ninguém discute ou duvida de sua sinceridade e sensibilidade. Acredito ser unânime o respeito que todos lhe dedicam. Ao menos, todos os que realmente viram as transformações “morais” que ele foi capaz de realizar em nossa sociedade.

Continuo mais Caetano e Chico, porém acho justo confessar que em matéria de reverência, meu coração não é de todo tropicaliente.