contatos3No cinema, Jacques Vallée, autor de Dimensions: A Casebook of Alien Contact, foi o escolhido por Steven Spielberg como modelo para o personagem Lacombe, o cientista francês interpretado por François Truffaut no seu famoso filme “Contatos Imediatos do Terceiro Grau”. Costumo dizer, que esse personagem povoa nossa imaginação como um exemplo de comportamento humanista. Foi em 1961 que a sua primeira obra de ficção científica, “O Sub Espaço”, foi publicada por Georges H. Gallet, diretor do “raio fantástico”. Com esta obra, Vallée ganha o prêmio Jules Verne sob o pseudônimo de Jérome Série. Depois Vallée é convidado para integrar a inteligência artificial e se junta ao projeto Blue Book.

Na área de documentários, a beleza da natureza e sua defesa, conhecimentos que se tornaram populares no Brasil, um nome salta de imediato, Jacques Couteaux.

No campo histórico e cultural temos Carlos Magno, com um império que foi responsável pelo renascimento da cultura e conhecimento no oeste; Joana D’Arc; La Salle, com seu método de ensino à criança; Claude Lévi-Strauss, Émile Durkheim, Pierre de Coubertin, Simone de Beauvoir, P. Bourdieux, o pensador Foucault e muitos outros…

kirikou2_10-250Na animação a genealidade é do animador Michel Ocelot.

Na literatura e poesia, Gustave Flaubert, Julio Verne, Alexandre Dumas o pai e o filho, André Breton, Bernard-Marie Koltès, A. Rimbeau, Paul Verlaine, Charles Baudelaire, A. Saint-Exupery, …

Nas artes e arquitetura inúmeros são nossos conhecidos, destaco na atualidade o trabalho do artista Titouan Lamazou e o arquiteto que influenciou os melhores do Brasil: Le corbusier. Sendo esse um inspirador não só aos de sua área, também nosso escritor “João Cabral”.

75Na música dou destaque para Piaf e Jean Michel Jarre.

A vinda da família real ao Brasil, está no nosso imaginário como um “empurrão” francês, para o bem ou mal. Eu creio que para os brasileiros observar a realeza de perto foi um choque cultural.

Lembrava ainda que a Inglaterra trazia significados de frieza, distância e inflexibilidade, enquanto a França se abrira aos sonhos, ao respeito pelas artes. Uma abertura antes à beleza e as sensações do que a razão fria, até alcançar o ponto de abandonar o mórbido e construir a realidade antes só almejada.

Essa é uma pequena mostra de personalidades conhecidas e culturalmente respeitadas no que se refere à França. Fica o convite para engrossar essa lista com os seus personagens inesquecíveis.