A disputa israelo-palestina é um assunto antigo e complexo, um dos mais longos e tensos conflitos do século XX- e que ainda hoje parece longe de terminar. Inúmeros episódios de violência e guerras marcaram a região, até hoje sob a sombra da Segunda Intifada, terminada em 2006.

O quadrinista e jornalista maltês-americano Joe Sacco ficou conhecido por ter visitado a região entre 1993 e 1995, e recontado sua trajetória em ‘Palestina’, obra com a qual ganhou o American Book Award em 1996. Em seguida foi para a Bósnia, experiência que resultou em ‘Área de Segurança: Gorazade’- novamente premiado, desta vez com o Eisner em 2001.

Dez anos depois de receber o prêmio por sua primeira visita à Faixa de Gaza, Sacco retornou para um trabalho muito mais ambicioso: reviver dois episódios esquecidos da história da região, sobre os quais o registros, tanto oficiais quanto extra-oficiais, são obscuros e não necessariamente confiáveis. Esse novo trabalho acaba de ser publicado no Brasil pela Companhia das Letras, sob o título de ‘Notas sobre Gaza’.

Sacco pretendia investigar os episódios envolvendo o massacre de civis em Khan-Younis e em Rafah, em 1956, ao fim da Guerra de Suez- quando Israel criou uma aliança secreta com Inglaterra e França, contra o Egito e a Palestina.

Para isso passou algum tempo na região, entrevistando sobreviventes e filhos de sobreviventes e visitando os locais em que o sangue foi derramado. As memórias, obviamente, não são a mais confiável das fontes, e Sacco nunca deixa de explicitar isso, seja mostrando ter descartado alguns testemunhos, seja mostrando diversas versões para um mesmo episódio.

Outra dificuldade foi o presente. Em 2006, quando foi feita toda a pesquisa, a Segunda Intifada estava terminando e eram comuns as demolições de casas da população palestina pelas Forças de Defesa Israelenses, que alegavam a presença de túneis usados por contrabandistas e terroristas. As testemunhas tinham dificuldade em se aterem ao passado, quando o presente era quase tão opressor quanto.

E, terminada toda a história- pelo menos a que Sacco se propôs a contar desta vez- temos alguns anexos bastante interessantes, com documentos citados durante a narrativa de Sacco e entrevistas com oficiais israelenses e da ONU a respeito das demolições.

Não esquecendo que se trata de uma Graphic Novel, gigantesca, aliás, ultrapassando as 400 se contarmos os anexos, cabe um comentário sobre as ilustrações. Bom, elas seguem o estilo já tradicional de Sacco, relativamente simples apesar de  abundarem elementos- porém não o suficiente para que roubem a atenção do que está sendo contado.

SACCO, Joe. Notas Sobre Gaza. Companhia das Letras, 2010. 432 págs. Preço sugerido: R$ 55,00

Saiba mais sobre essa e outras obras no site da Companhia das Letras

DISCUTA ESSE ARTIGO NO FÓRUM DO MEIA-PALAVRA