Logo ao ler as primeiras páginas de O último minuto, de Marcelo Backes, cheguei a uma conclusão: não fiquei impressionado. Essa afirmação não significa que não gostei do romance, bem pelo contrário. Acontece que já conhecia a obra do autor, tanto na tradução quanto na crítica, sem falar nos seus próprios livros, sendo o meu preferido Estilhaços: minigâncias, digressões e batocaços, publicado em 2006, livro de aforismos e epigramas cortantes, como este: “Minha arte não corteja, ela estupra.” Por conseguinte, já sabia de antemão que estaria diante de um grande livro. E não errei.

Marcelo Backes tornou-se conhecido do público gaúcho pelas suas críticas literárias na imprensa e em publicações especializadas. De opinião forte e muitas vezes negativa com relação a trabalhos de escritores de renome, escreveu uma espécie de defesa de sua forma de avaliar os livros, o ensaio “Viva a crítica que mete o pau!”, publicado na extinta revista Blau e depois como posfácio do seu primeiro livro, A arte do combate, de 2003, em que afirma: “Difícil é criticar, é ser severo, não seguindo a perniciosa sugestão que ensina a viver em paz com o mundo e prega o lema de ser gentil com o próximo.”

O autor também se destacou no meio acadêmico, sendo doutor em Germanística e Romanística pela Universidade de Freiburg, na Alemanha. Foi como tradutor, porém, que seu trabalho se consolidou. Kafka, Goethe, Nietzsche e tantos outros autores de língua alemã foram vertidos para o português por ele, sempre em edições enriquecidas com introduções e notas de rodapé. Organizou também a coleção de clássicos “Fanfarrões, libertinas & outros heróis”.

Estreou no romance em 2007, com maisquemória, um misto de relatos de viagem e memórias de um professor que passa seis anos viajando e estudando doutorado na Alemanha. Ficção ou verdade? “Nem [vou pedir] perdão porque o ‘eu’ aqui e acolá enfuna as velas por demais ao contar suas aventuras de baixo.” O subtítulo do livro é elucidativo, se repararem na parte que está em destaque: “caderno europeu de viagens”A segunda narrativa longa, Três traidores e uns outros, de 2010, também tem muito de autobiográfico. Eu tinha sido um tradutor famoso, escritor frustrado ainda por cima, chamado até de filósofo, e metido a ensaísta.

Antes de partir para a obra tema deste artigo, aponto um problema no que estou escrevendo: ele vai de encontro ao que expôs Backes no ensaio citado anteriormente. Mas, ora, não sou crítico literário, sou um simples leitor que escreve sobre os livros que lê. Então, vamos adiante.

Em O último minuto, um ex-treinador de futebol, chamado João, o Vermelho, conta dentro da prisão a sua história a um seminarista. Ficamos sabendo que cometeu um crime grave, que será revelado apenas no final. A conversa com o futuro padre, narrador que tão somente transcreve o relato, é uma espécie de catarse para o preso, um descendente de pai russo e mão alemã, que foi criado em uma pequena cidade no interior do Rio Grande do Sul. “Eu ouvia tudo e ficava pensando quando ele contaria sua versão dos fatos que de fato interessavam, como fora mesmo que todo aquele sangue jorrara, enquanto ele se perdia em prolegômenos e minutos de silêncio, alegando que eu precisava ouvir pra entender, tentar entender, entender aquilo que ele mesmo não entendia.”

Nessas digressões, relata sua atrapalhada fase de guri do interior gaúcho vivendo na capital para estudar Educação Física na universidade, o relacionamento conturbado com o filho, a experiência como treinador na Suécia e depois no Rio, a traição da sua mulher com o centroavante do time do qual é técnico e, ainda sem revelar a tragédia, salta para a fuga que empreendeu por diversos lugares do Brasil durante mais de nove anos.

O futebol (tema também abordado em um capítulo de Estilhaços) serve como metáfora da vida, numa comparação já esgotada, como o próprio João chega a sugerir ao lembrar as frases futebolísticas do ex-presidente Lula. Porém, o jogo entra aqui porque é o que faz despertar as mais diversas emoções no homem (“o futebol era o único lugar em que ao mais macho dos homens era permitido se mostrar histérico”), deixando-o exposto, caso do protagonista, que revela tudo ao missionário.

O último minuto, além da alusão aos momentos finais de uma partida, refere-se também às revelações importantes sobre o enredo que temos apenas no instante derradeiro, depois de muita cera do protagonista.  A história chega ao seu fim, no entanto fica ecoando na mente do leitor por algum tempo, como se fora a prorrogação de um jogo. Um jogaço, senhoras e senhores. Um jogaço.

Leia trecho exclusivo de O último minuto

Sobre o colaborador: Cassionei Niches Petry é professor, mestre em Letras e escritor. Publicou Arranhões e outras feridas (Editora Multifoco). Blog: cassionei.blogspot.com