Com a proximidade do filme Operação Valquíria, que teve seu lançamento adiado para dia 13 de fevereiro; pude notar que muitas pessoas simplesmente desconhecem esse “quase acontecimento histórico”     que ocorreu na Alemanha durante o período do governo nazista de Hitller. Esse desconhecimento chega a ser engraçado, pois, se fosse concretizada, a manobra “paramilitar” teria mudado o rumo da história da Segunda Guerra Mundial e do mundo.

Não existem muitos documentários sobre o assunto e muitas fontes de pesquisa sobre ele não são 100% confiáveis, mas como hoje vivemos numa era de integração mundial, eu pude fazer minha pesquisa sobre a operação sem nem mesmo levantar da cadeira. Reuni a maior quantidade de conteúdo que o tempo me permitiu e depois fui lendo cada uma das páginas e websites que povoaram as minhas pesquisas. Depois de muito ler e condensar boa parte do conteúdo, terminei um relatório, modesto mais de fácil entendimento, sobre a Operação Valquíria. Separei tudo pelas perguntas mais lógicas que eu mesmo fiz na hora de pesquisar.

1 – O que seria uma Valquíria?
valkirias
Segunda a mitologia nórdica, as Valquírias ((algo como “as que selecionam os mortos em batalha”)) eram deidades menores servas do deus Odin ((Deus do panteão nórdico)) , que tinham por função sobrevoar os campos de batalhas selecionando combatentes recém caídos para serem levados a Valhala ((tipo de paraíso na mitologia nórdica)) como futuros soldados na guerra de Ragnarok ((fim do mundo nórdico)). Em aparência elas se assemelhavam a mulheres loiras de olhos azuis, vestidas em trajes de combates e cavalgando montarias aladas.

2 – O que foi a Operação Valkíria?

claus-philip-maria-schenk-graf-von-stauffenbergEm julho de 1944, o conde Claus Stauffenberg ((Claus Philip Maria Schenk Graf von Stauffenberg)) fez uma tentativa de atentado ao chefe máximo da estado Alemão Adolf Hitler, mas não obteve êxito e as represálias ao atentado causaram a morte de mais de quatro mil pessoas, membros e simpatizantes da resistência. O atentado foi originalmente arquitetado por um grupo de resistência ao partido nazista, do qual faziam parte muitos oficiais militares que não concordavam com os métodos de governo nazista e com a perseguição aos judeus, poloneses, russo e outros grupos étnicos martirizados pelo regime de Hitler.  Em 1942, junto com seus irmão Berthold e outros membros da resistência, Stauffenberg ajudou a elaborar uma declaração de governo para o momento após a derrubada de Hitler e eles defendiam a volta das liberdades e direitos previstos na Constituição de 1933, mas rejeitavam a democracia parlamentar.

Após recuperar-se dos ferimentos obtidos no norte da África onde perdeu um olho, a mão direita e dois dedos da mão esquerda, Stauffenberg aliou-se ao general Friedrich Olbricht, Alfred Mertz von Quinheim e Henning von Treskow na conspiração que passaram a chamar de Operação Valquíria. Oficialmente a operação pretendia combater inquietações internas, mas na realidade preparava tudo para o período posterior ao planejado golpe.

Numa manhã de 20 de julho de 1944 Stauffenberg voou até o quartel-general de Hitler ((“Wolfsschanze”, na Prússia Oriental)) para ativar os dois explosivos, mas ele e seu ajudante Werner von Haeften, só conseguiram ativar um. Mais tarde usando uma desculpa para entrar na sala de conferências aonde se encontravam os chefes de estado, ele conseguiu deixar a segunda bomba perto de Hitler dentro de uma bolsa, porém seus planos foram frustrados mais uma vez, porque incomodado com a presença da bolsa, o Führer a tirou de perto de si momentos antes da explosão, que matou 24 pessoas que estavam na sala.

Pensando ter obtido êxito em sua missão, a resistência anunciou a morte de Hitler na capital por volta das 15 horas, sendo horas depois desmentida. Naquela mesma noite, Stauffenberg, Von Haeften, Von Quirnheim e Friedrich Olbricht foram executados, foram executados.

3 – Em que a operação teria afetado a futura guerra?

Não existe forma correta de teoriza sobre os efeitos que a operação teria em um momento como aquele. Uma das intenções dela também era eliminar os possíveis sucessores de Hitler, Hermann Göring e Heinrich Himmler, para que o golpe pudesse ter êxito e não ser só uma forma de substituir os “nomes” no poder. Também há historiadores que defendam o golpe como uma própria estratégia de fazer de Hitler um mártir a causa nazista. Nesses casos tudo é muito nublado, ficam só os “talvez” ou “possivelmente”.012094667-ex00

Nós nunca saberemos metade das verdades por trás da Operação Valquíria, assim como grande parte sobre o que aconteceu na Alemanha antes da guerra. Mas ter a oportunidade de ver esse “quase grande acontecimento” nas telonas é muito bom. E nessa pequena onda sobre o filme foram lançados dois livros da chamados Operação Valquíria, um é da Record e o outro é da Planeta do Brasil. Os principais atores escalados para o filme são Tom Cruise, Kenneth Branagh, Bill Nighy, Tom Wilkinson; agora é só esperar que eles façam jus a história que estão ajudando a contar.

Uma última informação, Tom Cruise estava no Rio de Janeiro na ultima terça-feira (3) para a pré-estreia do filme.