200px-annebronte

To feel my hand so kindly prest,
To know myself beloved at last,
To think my heart has found a rest,
My life of solitude is past!

But then to wake and find it flown,
The dream of happiness destroyed,
To find myself unloved, alone,
What tongue can speak the dreary void?

Anne Brontë – Dreams

Anne Brontë nasceu em 17 de Janeiro de 1820, emThornton. Anne era a caçula de seis irmãos, filhos de Patrick Branwell Brontë e Maria Branwell Brontë. Seus irmãos eram Emily, Charlotte, Maria, Elizabeth e Branwell. Sua mãe morreu quando tinha apenas um ano de idade. Elizabeth Branwell, irmã de Maria, ajudou com a cuidar das crianças após a morte da irmã, e por cuidar de Anne desde muito nova e ser como sua mãe, as duas ficaram muito próximas e isso influenciou seu comportamento, personalidade e crença religiosa.

Emily e Anne costumavam brincar juntas. Elas criaram seu próprio mundo, Gondal, em resposta ao Angria, o mundo criado por Branwell e Charlotte. Anne e Emily ficaram mais próximas ainda, principalmente quando Charlotte foi estudar em Roe Head School. Anne estudava música e desenho em casa. Depois ela foi estudar em Roe Head School também. Por Emily ter ficado doente, Anne foi para casa mas retornou a Roe Head no lugar da irmã. Com quinze anos, era a primeira vez que ficava longe de casa sozinha. Seus primeiros poemas mostram a profunda ligação com seu lar. Apesar de parecer ter saudade, ela se manteve na escola, trabalhando com afinco e determinada a ficar e ter a educação que a permitisse se sustentar sozinha. Anne e Charlotte não pareciam ser próximas enquanto estavam em Roe Head, mas Charlotte mostrava preocupação com a saúde da irmã mais nova. Quando Anne ficou seriamente doente, Charlotte a levou para casa e depois retornou para Roe Head enquanto a irmã se manteve em casa, se recuperando.

Anne, por causa de sua educação, conseguiu trabalhar como governanta na casa do Reverendo Edmund Robinson, em Thorp Green. Aparentemente ela não gostava muito de lá pois vivia com saudade de casa. Em 1842 sua tia e William Weightman faleceram. Algumas pessoas especulam se ela se apaixonou por ele devido ao fato de ele ser o objeto de afeto dela em diversos de seus poemas. Anne voltou para casa a tempo de ir ao funeral dos dois. Em 1845 pediu demissão da casa do reverendo.

Apesar de tudo, Anne estava feliz por voltar a escrever. Charlotte estava editando os manuscritos do Poems by Currer, Ellis and Acton Bell que foi publicado em 1846, e um ano depois Agner Grey foi publicado, também sob o pseudônimo de Acton Bell. Sua segunda novela, The Tenant of Wildfell Hall foi lançado logo depois, mas as mortes do irmão Branwell e da irmã Emily acabaram obscurecendo a sua esperança de ser uma escritora respeitada. Logo após as mortes dos irmãos, Anne pegou tuberculose, morrendo logo depois com 28 anos, em 28 de Maio de 1849.

COMENTE ESSE ARTIGO NO FÓRUM MEIA PALAVRA