ladrao-de-raios3O Ladrão de Raios é o primeiro de cinco volumes da saga Percy Jackson e os Olimpianos, escrita pelo americano Rick Riordan, publicado aqui no Brasil pela editora Intrínseca que, aliás, só falta publicar o quinto e último livro de nome O Último Olimpiano já prometido para ainda esse ano.

Percy Jackson é um menino de 12 anos, que além da dislexia e do déficit de atenção apresenta problemas para se adaptar ao colégio, sendo que nos últimos anos passou por várias escolas. A vida de Percy muda radicalmente quando descobre que é um meio-sangue, ou seja, filho de um dos deuses do Monte Olimpo com um humano, e por hereditariedade ele possui algumas habilidades. É a partir disso que a história se desenvolve, o raio-mestre, principal arma de Zeus foi roubado, e é Percy que tem de recuperá-la junto com seus amigos, Grover um sátiro (uma espécie de metade homem, metade bode) ainda jovem e um pouco atrapalhado e Annabeth, outra meio-sangue bastante inteligente e estrategista.

A Saga de Percy Jackson definitivamente tem ritmo, é aventura do início ao fim, não há um começo pacato ou final tranqüilo, tudo acontece com bastante ação, mas esta não é irracional, a história tem bastante lógica, pelo menos a lógica da cabeça de um jovem de 12 anos, já que é Percy quem narra a história. Há monstros mitológicos, diálogos afiados com os deuses, armas mágicas, e tudo isso é bem conduzido, você acaba por aceitar com facilidade a realidade que Riordan lhe propõe.

É facilmente perceptível a preocupação de Riordan com a fidelidade aos mitos, e a mitologia grega em geral, ainda assim é um livro infanto-juvenil, então não espere muito aprofundamento, o que há do assunto é bem básico.

Apesar das inevitáveis e infindáveis comparações com outro já consagrado livro infanto-juvenil, não é a mesma história com um detalhe ou outro diferente, o fato é que tanto Rowling como Riordan usaram de uma fórmula base que deu certo, que é dar super-poderes a um trio de jovens, lhes apresentarem um mundo novo, cheio de perigos e uma sempre presente possibilidade de romance, porém acredito que a saga dos olimpianos tenha originalidade suficiente para trilhar seu próprio caminho.

O livro tem lá suas doses de humor, ambientar os deuses antigos no século XXI já abre naturalmente essa porta, mas nada muito forçado ou infantil. Se você gosta de aventura e tem a cabeça aberta para a literatura infantil, então O Ladrão de Raios lhe é altamente recomendado, é um leitura leve, fluida e que te prende por toda a história.

Sobre o autor: Diego Ciotta é o Diego no Fórum Meia Palavra, e também escreve para o blog Várias Vogais.

COMENTE ESSE ARTIGO NO FÓRUM MEIA PALAVRA