O ratinho se veste de Jeff Smith foi lançado pela Companhia das Letrinhas esse mês em uma edição bem caprichada. Nessa história em quadrinhos acompanhamos o ratinho que é chamado pela mãe para ir brincar no celeiro junto com os irmãos. O celeiro é seu lugar favorito para correr, brincar e se esconder.

Porém ele precisa fazer diversas coisas: colocar cueca, vestir calças, acertar os botões da camisa, tudo isso a tempo para não perder a companhia dos irmãos.

Smith é preciso em criar essa simples história em um único cenário, o ratinho explica passo a passo como ele tem de se vestir e esse tipo de instrução – tirando a parte da calda – serve como ensinamento para os pequenos leitores.

E a sacada maior vem de maneira irônica quando a mãe acha um absurdo tudo que o ratinho fez – ao contrário do que qualquer mãe humana gostaria que o filho fizesse para parecer mais independente.

Didático e divertido, O ratinho se veste é obrigatório para mães que querem iniciar a leitura na vida dos filhos e, por consequência, ensiná-los a se vestir – diferentemente de ratos.