David Small parece ter levado toda uma vida para escrever e desenhar Cicatrizes. Porque a HQ está cheia de ressentimento contra toda sua família (pai, mãe e até mesmo o irmão mais velho), e esse nível de coisas leva tempo para sedimentar. É uma típica família de classe média dos anos 50 nos Estados Unidos, com seu jardim na frente da casa, automóvel próprio, TV, etc. Mas não é sobre as conquistas matérias que fala a história.

Ela narra o período anterior a sua cirurgia de câncer na garganta quando tinha 14 anos, e sua tentativa de aprender a viver com suas limitações a partir daí (teve as cordas vocais afetadas na cirurgia e perdeu a voz). Mas, antes mesmo disso, não poupa a maneira como seus pais conduziam a casa. A mãe é caracterizada como uma pessoa mesquinha, insensível e, quase sempre, mais disposta a dar uma bronca nos filhos do que conversar e se explicar. Realmente não há nenhum tipo de condescendência com ela: “Sua fúria silenciosa era como uma grande onda negra. Ou você saía da frente, ou…” Enfim, uma pessoa que preferia o silêncio e quando falava, sempre procurava ferir de alguma forma sua própria família…

O pai, médico radiologista, também se fechava em seu silêncio no porão logo após o jantar e surrava um saco de boxe — sinal mais claro que esse impossível… Ele próprio tratou o filho dos inúmeros problemas de saúde que tinha desde o nascimento. Parecia saber o que fazia; mas, como veremos, estava enganado. Preferia a ausência a ter que se envolver de fato com a rotina da família.

Dessa forma, meio esquecido, o menino se refugia nas histórias que cria desenhando e que gosta de ler — entre elas Alice no País das Maravilhas. Na casa da avó, se depara com sua loucura, que a mãe tenta acobertar em mais silêncio. Não tem amigos e os pais chamavam as crianças da vizinhança de volta para casa quando ele saía para brincar. As idas ao hospital, esperando o pai sair do trabalho, se mostravam outro ponto difícil, porque o menino tinha medo de coisas que via. E um dia um caroço em seu pescoço chama a atenção de uma amiga de sua mãe: novo drama para David. Por mais de três anos ele espera sem saber realmente o problema que tinha, sua família omite que ele estava co câncer.

Algum tempo depois, lutando contra a falta da voz, que foi a conseqüência das duas cirurgias que enfrentou, começa a trilhar seu próprio caminho e vai a um psicólogo, que o faz ver que precisa se libertar do peso de sua família — em especial de sua mãe. Ou seja, durante toda a HQ, vemos o que ficou de sua mãe em toda sua vida. David Small, não parece ter podido esquecer a infância. Mas ainda acontece muita coisa nessa história que não vamos contar, a realidade de sua vida é tão caprichosa que ao final da leitura ainda somos surpreendidos por uma fala mais amena em relação à mãe; fala que nos parece improvável depois de tudo que acabamos de ler. Mas o que chama a atenção, sem dúvida, é que em nenhum momento ele se refere à infância como algo mágico, cheio de descobertas. Não, o mundo era violento, sem sentido e assustador em suas possibilidades.

É curioso nos depararmos com esse tipo de visão sobre a infância. Uma realidade monocromática, monótona, ameaçadora em sua maneira de introduzir as mudanças bem lentamente. Uma combinação perfeita entre texto e desenhos, capaz de produzir no leitor exatamente a atmosfera que descreve. O predomínio do cinza e do preto, as várias páginas sem diálogos… os vazios nas páginas. Faz pensar que mesmo quando a mensagem do texto é deprimente, pode haver beleza na maneira de dizer. E Cicatrizes é belíssima em sua dor, loucura, ressentimento, subentendidos. Mais que isso ainda, David Small mostra como a arte funcionou como um verdadeiro porto seguro em sua vida. É uma declaração de amor à arte, poético justamente quando usa o mesmo recurso que aprendeu com sua família, mas agora usado com outro objetivo: não dizer exatamente o que vai pela sua cabeça, esperando que saibamos compreendê-lo.

Sobre o autor: Marcelo Delfino é sociólogo, leitor e curioso. Aprendeu a ler com quadrinhos e nunca mais parou de ler. Acredita que são mais do que mera distração, podendo contribuir realmente para entender a realidade e refletir.

Cicatrizes
David Small
Tradução: Cassius Mendauar
336 Páginas
Preço sugerido: R$39,00

COMENTE ESTE ARTIGO NO FÓRUM MEIA PALAVRA