O Primo Basílio é considerado um dos primeiros livros do movimento Realista em Portugal, mostrando a sociedade como ela realmente era, sem o falso romantismo e moralismo. Na verdade, Eça escrevia para criticar, seu objetivo era através da literatura fazer um espelho da sociedade de sua época. Viveu muito tempo longe de Portugal, principalmente residindo na Inglaterra e na França, o que influenciou muito a sua opinião sobre a sociedade em que vivia.

A história gira em torno de uma típica família burguesa, Jorge e Luiza. Com sua vida simples e seu círculo social pequeno e diverso, tendo D. Felicidade, uma senhora com seu amor platônico pelo Conselheiro Acácio, um homem que defende os valores da família portuguesa mas em segredo vive um relacionamento ilegítimo, um médico amargurado em sua profissão que não trouxe a riqueza que esperava.  Sebastião, o melhor amigo de Jorge, um homem honesto, simples e a melhor amiga de Luiza, desprezada por todos por ser uma pessoa que não esconde a sua vida, vivendo seus romances fora do casamento de forma aberta, sem se importar com o que os outros pensem e a empregada Juliana, cansada do tratamento das senhoras, que se fazem castas mas escondem seus podres em baús e cofres e assim pretende conseguir sua independência financeira.

Jorge é engenheiro e tem de viajar a trabalho, deixando sua jovem esposa só. A visita de um primo, que é também seu antigo amor, muda a rotina monótona de Luisa, que se vê entregue a um romance proibido, mais por tédio do que por outra coisa, o que lhe acarretará muitos problemas futuros com a empregada.

Basílio é um homem que viveu muito tempo no exterior e menospreza seu país e costumes, e apesar de se sentir superior à burguesia de seu país, vai atrás de sua prima Luiza, mais por vaidade do que por paixão. Acha a burguesia portuguesa atrasada e “sem sal”, medieval, e exalta a cultura francesa moderna, sem se esconder atrás de antigos conceitos e falsa moralidade. Aliás, o livro é cheio de referências francesas, exemplo de modernidade na época.

O Primo Basílio é a visão do autor de sua sociedade, discorre sobre o dia-a-dia, tanto o secreto como o público da burguesia, cheio de detalhes minunciosos, dos jantares, passeiose e até a toilette. Através desse pequeno grupo caricato de Luíza e Jorge, que representam nada mais nada menos que os defeitos e corrupção da siedade, e que segundo Eça, existe aos milhares, sendo a grande causa do atraso da sociedade portuguesa e acha um dever critícar, expor, pois impedem a modernidade do país.

Sobre o autor: Rafaela Bibiano é estudante de Letras, escolheu o curso somente por causa da literatura, nem pensou que teria de enfrentar a Linguística e a Morfossíntaxe, mas segue firme. Apaixonada por romances de fantasia e clássicos ingleses. Também adora filmes de aventura, ficção e terror – principalmente zumbis e fantasmas orientais. No momento, viciada na série Ghost Hunters. Se tornou Vegan, algo que mudou completamente a sua visão de mundo e praticamente a transformou em outra pessoa (para a melhor, é claro) e agora participa em várias ONG’s ambientais no seu tempo livre, o que ama fazer!