Irremediável Fim

em 12 de fevereiro de 2014

Informações

  • Autor: Fernanda Torres
  • Tradutor:
  • Editora: Companhia das Letras
  • Páginas: 208
  • Ano de Lançamento: 2014
  • Preço Sugerido: R$34,50

Me lembro vagamente da primeira vez que lidei com a morte. Foi aos 4, quando pedi para a minha mãe me levar no cemitério. O porquê do pedido, não sei. Curiosidade de criança, acho. Ela conta até hoje, rindo: “você, da altura das sepulturas, olhou pra dentro das gradinhas, arregalou o olho, e começou a chorar: eles estão aí dentro????”. Era no Cemitério São Paulo, no qual as covas ficam com as portinhas vazadas, exibindo as “gavetas” de concreto pouco convidativas.

Pensei nessa história alguns dias atrás, depois de ler FIM (Companhia das Letras), o primeiro romance da atriz Fernanda Torres. O livro conta a história de cinco amigos, Ciro, Álvaro, Neto, Silvio e Ribeiro a partir do fim de suas vidas, como se fosse uma narrativa in memoriam. Ciro é o macho alfa; Álvaro, o broxa; Neto é careta; Silvio, porra louca; e Ribeiro, atlético-paranoico.

FIM é interessante porque sua divisão capitular, separada entre as cinco personagens principais (e mais duas secundárias), quebra o ritmo do “narrador só”. A estratégia nos permite ter cinco visões de cada um dos protagonistas, numa espécie de polifonia (fofoqueira, diga-se de passagem). Até as esposas participam da narrativa – sempre neuróticas, mal-amadas, amarguradas, imaginem só.

Seus causos são bem contados com um “texto-fórmula” que denotam o estilo autoral de Fernanda Torres: frases curtas, vocabulário extenso, e alguns (ok, poucos) lugares-comuns.

É um típico livro tragicômico, com muitas asneiras escatológicas do universo masculino carioca, com um quê de malandragem inócua, bastante putaria e alguns arrependimentos. Pra quem já presenciou algumas vezes adultos fanfarrões, soa muito real. Diria que Fernanda Torres deve ter testemunhado algumas noitadas, ou pelo menos conversas de seu pai e amigos.

Em suma é um livro sensível e sagaz, que conseguiu retratar a temática mórbida e os fracassos pessoais com um humor gostoso, sem ser forçado. Não achei a melhor coisa desde pão fatiado, como muitos críticos pareceram insinuar na contracapa do livro. Mas é genuíno, original e modesto. O que já está de bom tamanho para uma escritora que tem um talento indiscutível de atuação.

 

Um comentário para “Irremediável Fim

  1. Oi adorei sua resenha!.. muito obrigado…me fez se interessar pelo livro….mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei… se trata de um livro arrebatador…ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos…..e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história…..acesse o link da livraria cultura e digite reverso…a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?
    busca.livrariasaraiva.com.br/saraiva/Reverso
    http://www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.