Mesmo depois de anos provando seu valor perante a sociedade, as histórias em quadrinhos ainda são vistas como leitura infantil para algumas pessoas. O bom é saber que volta e meia uma HQ de maior apelo histórico é desenhada e comprova que a nona arte é tão “educativa” quanto qualquer livro ou filme pode ser.

Tenho que admitir que apesar de ter lido uma quantidade boa de materiais sobre a cultura nórdica, nem de longe ela era uma das minhas favoritas. Porém, minha mente se viu forçada a mudar de opinião drasticamente depois de ler Northlanders. Nessa HQ somos apresentados a um projeto que tem como objetivo principal recontar a história do povo nórdico usando de uma linguagem mais cômoda ao público leitor, que seria o formato dos romances.

Logo na primeira saga, intitulada Sven: O Retorno, somos levados ao mundo antigo, época em que os mares ainda não haviam sido desbravados por inteiro e as barreiras sociais eram maiores. Nosso herói é justamente quem dá nome a saga, Sven de Órcades, e não é o que podemos  chamar de homem bem intencionado. Depois de passar anos longe de sua terra natal, a Ilha de Órcades, Sven retorna numa busca pelos seus direitos como filho legítimo do último rei morto anos atrás, mas essa não é uma busca pelo poder de comando e sim pelas riquezas.

northlanders03Em exatos 8 números percorremos a vida do herói de trás para frente em forma de flashbacks. E entre a explicação da partida de Sven de sua terra de forma abrupta, da sua raiva pela religiosidade de seu povo, do seu romance quando pequeno e do seu amor quando mais velho, temos uma pequena apresentação das curiosidades da cultura nórdica, de suas tradições e de sua política, tudo de uma forma tão sutil e de fácil digestão que o aprendizado se torna uma delícia e você simplesmente não nota que está aprendendo aquela história.

Em questão de arte Northlanders também é outra obra prima. Davide Gianfelile assina a arte que dá vida ao texto de Brian Wood, que por sua vez se tornou extremamente versátil por escrever uma HQ que vai totalmente de encontro com seus dois maiores trabalhos anteriores (DMZ e DEMO). Northlanders foi publicado pela primeira vez em fevereiro de 2008 pela Vertigo e ainda não sei dizer quando será ou se já foi publicado aqui no Brasil, mas de qualquer modo deixo a sugestão de leitura, pois vale muito a pena conhecer essa história sobre um povo tão belo.

Sobre o autor: Breno Cavalcante de Souza é o Breno C. lá no Meia Palavra e pode ser encontrado também no blog csides.