Terra Sonâmbula (Mia Couto)

em 18 de maio de 2010

Informações

  • Autor: Mia Couto
  • Tradutor:
  • Editora: Companhia das Letras
  • Páginas: 206
  • Ano de Lançamento: 2007
  • Preço Sugerido:

Na Moçambique pós-guerra, temos um cenário devastado onde a cultura e a sobrevivência são dois elementos que se cruzam em “Terra Sonâmbula” de Mia Couto, um inventor de palavras que constroem sonhos de uma realidade.

Somos apresentados ao velho Tuahir e o menino Muidinga que à procura de abrigo, encontram um ônibus incendiado e cheio de corpos carbonizados. Dentro desse ônibus Muidinga encontra 12 diários de Kindzu, um fugitivo da guerra.

À partir da leitura desses diários vemos a relação entre Tuahir e Muidinga se estremecer, o garoto que não sabe sua origem questiona diversas vezes o velho que o acompanha; querendo saber de onde veio, quem são seus pais e qual sua relação com o velho.

Aqui, o céu se tornará impossível.

As duas narrativas se cruzam, Kindzu conta as dificuldades de viver em um lar que respeita todas as crenças de sua cultura: a adoração dos espíritos, os devaneios do pai pescador, a cegueira social de seus vizinhos, etc. Entretanto, em meio a essa fuga do seu meio sem ter de renegar as tradições supersticiosas (tornar-se um guerreiro e acreditar em seus sonhos, que curiosamente não tem). É nesse ponto de tradições e relatos que as histórias se cruzam e caminham juntas, em nenhum momento trata-se de uma narrativa dentro da outra, mas sim o quanto uma influência a outra.

A guerra é uma cobra que usa os nossos próprios dentes para nos morder.

Numa terra onde dormir não é uma escolha, a chave para toda a apreciação da obra é saber que sonhos são tão reais quanto uma guerra, e a destruição e a vida caminham juntas por um caminho cheio de obstáculos e anseios.

A história foi adaptada para o cinema em 2007 em uma produção Moçambique/Portugal.

O que faz andar a estrada? É o sonho. Enquanto a gente sonhar a estrada permanecerá viva. É para isso que servem os caminhos, para nos fazerem parentes no futuro.

 

0 comentários para “Terra Sonâmbula (Mia Couto)

  1. Olá prezados, excelente artigo, mas eu gostaria de saber como encontro a adaptação cinematográfica de “Terra Sonâmbula”. Já procurei em lojas e sites para donwload e não consegui nada. Se puderem me ajudar, ficaria grato, pois é para a realização de trabalho acadêmico.

    Obrigado

  2. Estou curtindo muito a leitura do livro e curti o artigo!!!
    =D
    É verdade, a construção da vida dos 2 jovens tem várias coisas em comum e influências.Cada um buscando a sua identidade…

  3. Pingback: TERRA SONÂMBULA, UM FILME SOBRE MOÇAMBIQUE « THE DELAGOA BAY BLOG

  4. Atualmente, estou lendo o livro e devo dizer que a leitura tem me prendido. Infelizmente, nem na sua lingua original, mas o espanhol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.