Scott Pilgrim tem 23 anos de idade e é um desocupado de marca maior. Vivendo numa pós-adolescência ele joga videogames e toca com sua banda, a Sex-Bob Omb. Além disso, divide uma casa e um colchão, com seu amigo gay Wallace, e tem relacionamentos excêntricos e fadados ao fracasso. Partindo dessa explicação é fácil classificá-lo como um “perdedor nato”, mas é aí que as aventuras desse canadense seguem uma fórmula que mistura aventura, videogames e muita música.

No inicio somos apresentados a nova empreitada amorosa de Scott: Knives Chau, uma colegial, ou seja, motivo de chacota entre os amigos que não botam fé nesse namoro. Logo essa historinha de amor tem uma reviravolta quando o garoto conhece Ramona Flowers, a nova menina da cidade que trabalha como entregadora da Amazon.

A partir dessa nova crush que a aventura começa de verdade, por se apaixonar cegamente pela nova garota, Scott será obrigado a enfrentar uma Liga de Ex-Namorados Malvados de Ramona. A princípio ele não percebe que as ameaças que recebe por e-mail (que considera sendo SPAM) são iminentes. E agora o perdedor se torna um grande lutador ao melhor estilo dos videogames de 8-bit (são pontuadas referências a Final Fantasy e a mangás), com diversos recursos para usar as onomatopéias, como no Batman dos Anos 60 ou até mesmo coletar moedas após cada luta, o que gera, em grande parte, momentos engraçados e emocionantes. Ramona também tem que enfrentar algumas ex-namoradas do garoto, incluindo uma que toca na mesma banda de seu ex.

Outra brincadeira gráfica constante são os quadrinhos que dão informações sobre cada personagem como nome, idade, popularidade, status atual (que pode variar entre “popular” até “com dores no corpo” e “na seca”) e de nunca confirmar se o desenrolar é no dia seguinte, ou na semana seguinte e até mesmo o local exato.

A intertextualidade aplicada por Bryan Lee O’Malley gera referências a quadrinhos, videogames, filmes, nomes de banda, etc. Um prato cheio para o geek que adora procurar homenagens e inspirações.

É interessante notar como as subtramas são intercaladas de maneira inteligente, mostrando outro lado da vida de Scott (seu passado no colegial e seu envolvimento com a baterista da banda) e de seus amigos, deixando o suspense no ar quanto a quem será o próximo adversário do personagem principal.

O desenrolar romântico da história entre Ramona e Scott é tocante por chocar duas formas: segurança, devido ao passado dela e a ingenuidade dele. Ingenuidade essa que ganha destaque por trazer momentos hilários (como a encomenda que ele faz via internet e espera, sentado, em frente à porta logo em seguida).

A história de Scott Pilgrim nada mais é do que uma história sobre amadurecer nos tempos atuais, “contra o mundo” do título é apenas uma pegadinha sobre o confronto com seu próprio mundo que ainda está em formação. De comédia romântica a aventuras musicais e fantásticas, Scott Pilgrim conquista os leitores pelo seu jeito ingênuo de enxergar o mundo, seus amigos carismáticos que vão de hipsters a gays bêbados e muita luta.