Giles e Florence são irmãos e vivem na mansão de Blithe, na Nova Inglaterra em 1891. Negligenciados pelo Tio, uma pessoa completamente ausente, passam o dia perambulado pela mansão em uma rotina monótona. Um certo dia, Giles é mandado para uma escola e Florence se vê sem o irmão caçula pela primeira vez. Sozinha, pois o Tio é contra a educação para mulheres, ela começa a explorar a casa e descobre uma biblioteca, um lugar completamente abandonado. Florence aprende a ler sozinha e, viajando entre livros de Shakespeare, Alnan Poe e muitos outros, faz da biblioteca o seu refúgio. Porém, a natureza frágil de Giles o afasta da escola e ele volta para Blithe.

Nesse meio tempo, Florence conhece Thomas, “um menino alto, com pernas de garça” e muito debilitado pela asma. Apesar de se tornarem amigos, ela mantém segredo sobre a biblioteca, sendo obrigada a se afastar dos livros durante as visitas de Thomas.

Quando Giles volta, é decidido contratar uma preceptora para cuidar da educação de dele, e então Florence é afastada de vez dos livros pela preceptora, a srta.Whitaker.Após a morte violenta da srta. Whitaker, é contratada uma nova preceptora e coisas estranhas começam a acontecer em Blithe .
Uma noite, ao investigar estranhos barulhos no quarto de Giles, Florence encontra a srta. Taylor debruçada sobre o irmão adormecido, sussurrando: “Ah, querido eu poderia comê-lo…”

Convencida de que a srta. Taylor não é quem diz ser, Florence se vê envolvida em uma história de mistério e terror, sem nenhum aliado para ajudá-la a proteger o irmão, afinal quem acreditaria que não é apenas a imaginação de uma criança solitária?
A Menina Que Não Sabia Ler é um daqueles livros de gelar os ossos, ao estilo Alan Poe e Henry James, o autor consegue nos deixar tão tensos que é impossível parar de ler.

A história começa devagar e é contada pela própria Florence, o que é muito importante, pois o leitor se apega a ela e compartilha dos seus medos e inseguranças. Ao estilo “A Volta do Parafuso”, de Henry James, John Harding nos mostra que o pior medo é aquele que está dentro de nós, na nossa cabeça, e não há como dividir com ninguém.

Eu adorei o livro e toda a história. Confesso que foi um dos poucos livros que fez meu coração disparar no final e ficar pensando sobre ele horas depois. Altamente recomendado para os fãs de suspense e sobrenatural.

Sobre o autor:  Aline Prates de Lima é  formada em Ciências Contábeis e mesmo trabalhando com números o tempo todo não deixa de lado o vício da leitura.  Lê livros demais, vê filmes demais e também é viciada em vídeo game. Tende a gostar de tudo que envolve fantasmas, mistério e sangue. Escreve no Sempre Nerd.