Todo mundo já se perguntou alguma vez por que uma pessoa tem sucesso. Algumas vezes essa questão é levantada com algum exemplo, talvez aquele seu amigo, que você não consegue entender o que tem de diferente para conseguiu ser bem-sucedido com facilidade. O que essas pessoas têm de diferentes? O que as faz especiais? O objetivo de “Fora de Série – Outliers”, de Malcolm Gladwell, é responder a essa pergunta nada simples.

Ao ler os primeiros capítulos, eu me perguntei: “Por que não li esse livro antes?”. O autor realmente impressiona. Ao mostrar uma série de casos e exemplos de pessoas ou grupos de pessoas – famosas ou não – ele convence de que ninguém consegue alcançar o sucesso na vida, seja qual for sua profissão, simplesmente porque é talentoso e esforçado. O autor é consciente de que essas características são necessárias. No entanto, para ele, mais do que isso é fundamental. Em outras palavras, ninguém se dá bem na vida só porque é bom, mas sim porque, além disso, passou por uma série de fatos que o ajudou a chegar onde está. Para argumentar tal tese, Gladwell desenvolve em cada capítulo uma teoria bem fundamentada sobre isso.

Um bom exemplo é o caso dos jogadores de hóquei americanos. Através de pesquisas, o autor prova que, graças à data de alistamento para as equipes oficiais, alguns jogadores ganham vantagens sobre outros. Como as equipes são definidas pela idade dos jogadores, os que são mais velhos nessa data, mas ainda tem a idade necessária, são beneficiados. Gladwell levanta vários outras teses e exemplos como esse, envolvendo nomes como os Beatles e Bill Gates, que pelos mais diferentes motivos foram beneficiados com um pouco de sorte.

Apesar de o livro começar com toda força, a segunda metade parece fugir do assunto. O autor passa a tratar detalhadamente de temas que, ainda que interessantes, não trazem conexão direta com o tema central da obra. O caso dos acidentes aéreos é o maior exemplo. O autor descreve vários acidentes com aviões que aconteceram nos últimos anos, sempre com vários detalhes, até chegar à conclusão de que uma empresa de aviação está envolvida em vários.

Então ele chega à conclusão que, em muitos desses casos, o problema se deve a falta de comunicação entre o piloto e o co-piloto, devido à cultura do país em que foram criados. Ainda que seja um texto curioso, ninguém comprou o livro para ler sobre acidentes aéreos. Dessa forma, essa parte leva a concluir que talvez faltaram outros exemplos para o autor concluir seu livro.

Mesmo assim, “Fora de Série – Outliers” é uma boa obra, e que recomendo a todos. A leitura é muito fácil e as páginas viram rapidamente. Os outros livros do autor virão naturalmente. As lições dadas no início do livro já valem a leitura como um todo, e certamente, ao terminá-lo, você estará pensando diferente sobre o caminho para o sucesso. Chegará à conclusão de que, ainda que talento seja necessário, ele não é tudo. Aquela história do herói pobre que lutou e foi bem na vida pode ser muito romanceada e esconder fatores externos que ajudaram a construí-la.

Sobre o autor: Formado em administração aos 21 anos, o catarinense Lodir Negrini é um leitor compulsivo desde sempre, e um escritor desde os 14 anos. Escreve contos, crônicas e resenhas de tudo o que lê. Devora qualquer livro, mas prefere escrever sobre o cotidiano. Está atualmente finalizando seu primeiro romance. Pode ser encontrado no twitter @LodirNegrini e no blog Lodir Negrini.

COMENTE ESSE ARTIGO NO FÓRUM MEIA PALAVRA