Jacob é um jovem de vinte e três anos estudante de veterinária que vive com os pais durante a década de 30. Tudo muda depois que seus pais morrem em um acidente. Sozinho e sem familiares, o rapaz descobre que ficou pobre, já que o pai e a mãe não deixaram nada para ele. Desnorteado, ele larga a faculdade sem prestar os exames finais e sai pela estrada sem rumo. Até que encontra um trem e resolve entrar nele. A partir de então, sua vida muda.

O trem leva um circo, que está em sua turnê pelos Estados Unidos, como era comum na época. Sem dinheiro no bolso e sem ter para onde ir, Jacob pede um emprego, e é aceito, já que sua experiência e estudos de veterinária servirão para cuidar dos diversos animais que acompanham o circo. Dessa forma, ele começa sua jornada com uma nova vida, se sujeitando aos caprichos do dono do circo, um empresário ganancioso a quem todos temem e que não hesita em jogar do trem os empregados que o incomodam.

Durante a turnê, Jacob faz alguns amigos, entre eles August – que sofre de transtorno bipolar e muda de humor rapidamente, tratando Jacob bem algumas vezes e fazendo-o comer o pão que o diabo amassou em outras – e a mulher dele, Marlena, uma jovem encantadora por quem Jacob acaba se apaixonando.

Ele compartilha o quarto com o anão Kiko, que reluta em aceitá-lo, mas depois acaba se tornando um grande amigo. Enquanto essa narrativa é contada, acompanhamos outra paralela, que mostra Jacob já velho, aos 93 anos, em um asilo relembrando sua juventude enquanto deseja assistir ao circo da cidade junto com todos os outros idosos residentes.

Não vale a pena contar mais nada. Basta dizer que o livro é cativante e conta uma bonita história sob uma escrita espetacular. Sara Gruen tem uma boa narrativa, sabe ser ágil, mas mostra os detalhes que tornam seu estilo atraente. Algumas vezes, no entanto, seu estilo lembra o de Nicholas Sparks, o que não é algo ruim. O final é muito bem construído, fechando todas as pontas soltas. Não espere, contudo, descobrir o tal segredo guardado por Jacob do qual fala a sinopse oficial da obra. Na verdade, o segredo não é lá grandes coisas, e a conclusão é que sequer pode ser chamado de segredo – trata-se apenar de uma artimanha para cativar o leitor.

A jornada de Jacob é ao mesmo tempo comovente e divertida. Os personagens, assim como os espetáculos do circo, são ricos em sua forma. Eles se mantem vivos durante toda a leitura, e ganham vida própria. A história de “Água Para Elefantes” deverá continuar na memória por muito tempo após a última página.

Sobre o autor: Formado em administração aos 21 anos, o catarinense Lodir Negrini é um leitor compulsivo desde sempre, e um escritor desde os 14 anos. Escreve contos, crônicas e resenhas de tudo o que lê. Devora qualquer livro, mas prefere escrever sobre o cotidiano. Está atualmente finalizando seu primeiro romance. Pode ser encontrado no twitter @LodirNegrini e no blog Lodir Negrini.