Tirando a Bíblia, é claro, nenhum outro trabalho literário reuniu uma comunidade de aficionados tão magistralmente grande quanto a de Harry Potter. Desse religioso fandom, os leitores mais próximos do mundo saído da cabeça de J.K. Rowling são os que acompanharam a adolescência de Harry, Ron e Hermione enquanto viviam a sua.

Casa mais legal, melhor matéria, professor favorito, personagem mais querido, casalzinho por quem torcia – era gente como a da sua escola, só que carregando varinhas.

E, porque bilhões de mentes fervendo à flor da idade pensam mais do que uma inglesa saída da depressão, a obsessão por Harry Potter tornou-se maior do que a própria obra. Nenhuma série teve tantos finais alternativos, como é fácil de se ver procurando fan fics na Internet.

Se a sua mãe (que leu também – e mandou você não contar spoilers para ela) ficou chocada com as reviravoltas do Snape, você talvez tenha lido um enorme tratado em algum fórum profetizando o que ia acontecer. Mas, mesmo com toda a especulação de fãs examinando suas bolas de cristal entre um livro e outro, a Jo (nossa amiga íntima) ainda dava um jeito de surpreender e emocionar. Negue quem não morreu de dó lendo os traumas do passado de Dumbledore.

A conclusão da saga é o fim de uma fase na vida de muita gente, e é com satisfação mas também com relutância que as pessoas se despedem. Eu, pessoalmente, já tenho minhas mil teorias formadas em cima do sétimo livro (identidades secretas! quarta insígnia!).

Esperança é a última que morre, e “morte é só a próxima aventura”: em recente entrevista à Oprah, Jo diz que não elimina a hipótese de escrever um próximo livro de Harry Potter. Aí, como já virou ritual, vou à livraria à meia-noite do dia de lançamento – e, pode apostar, não estarei sozinho.

Sobre o autor: Fausto é um universitário sem rumo ocupando seus vazios com muita música e cinema. Você pode encontrá-lo no twitter.com/faustokoerich

O especial Harry Potter continua no Meia Palavra! Não esqueça de votar no melhor livro da série lá no Votorama.

DISCUTA ESSE ARTIGO NO FÓRUM MEIA PALAVRA