A companhia teatral curitibana Vigor Mortis já tem certa projeção, não apenas por suas peças, mas também por seu premiado filme Morgue Story: Sangue, Baiacu e Quadrinhos e, mais recentemente, pelos quadrinhos baseados nas personagens das peças deles.

No mês passado foi lançado, na Cinemateca de Curitiba, seu segundo filme: Nevermore- Três Pesadelos e um Delírio de Edgar Allan Poe. Trata-se, na verdade, quarto curta metragens inspirados pelas obras do escritor norte-americano de horror e fantasia Edgar Allan Poe. Foram três contos, Berenice, Ligeia, Morella e o poema O Corvo.

O diretor Paulo Biscaia utilizou praticamente a mesma equipe de seu primeiro filme, Morgue Story, e o elenco já tradicional das peças da Vigor Mortis: Rafaella Marques, Andrew Knoll (em Berenice), Michelle Pucci (Morella), Luiz Bertazzo, Carolina Fauquemont (O Corvo), Wagner Correa e Sheylly Caleffi (Ligeia).

Em Berenice, que abre a coleção, temos a história de Egeu, um jovem que apaixona-se por sua prima cataléptica, especialmente por seus dentes.

Em Ligeia continuamos com a verve obsessiva nas personagens: o protagonista não consegue esquecer a amante morta, Ligeia.  Em meio a um delírio causado por ópio e melancolia, ele a vê ressurgir.

A ressurreição, aliás, é- de certa forma- o tema de Morella, em que a personagem que empresta seu nome para o conto e para o curta, é uma estudiosa de língua e filosofia alemã, especialmente no campo concerne a identidade. Seu marido- antes um adorador fiel- passa a desejar sua morte quando começa a perceber nela a degeneração física causada pelo estudo constante. Ela morre ao dar à luz, para ressurgir na filha, de modo um tanto quanto perturbador.

Por fim, em O Corvo, um homem delira em meio ao álcool e a culpa, relembrando a amada morta- ou melhor, sendo lembrado dela pela aparição de um agourento corvo.

Todos os filmes permaneceram bastante fiéis a obra de Poe, tanto em conteúdo quanto em forma- abusando de efeitos que poderiam ser chamados de psicodélicos, mas de maneira um tanto perturbadora. Poderiam, quiçá, ser chamados de simplistas, mas eu acredito que isso se encaixe não apenas na proposta dos curtas, mas também no universo de Allan Poe- onde o horror não depende de complexidades, mas da simplicidade de pequenas lógicas absurdas.

Nevermore foi originalmente planejado para ser lançado apenas em DVD, motivo pelo qual acredito não deve demorar a sair nesse formato.

 

COMENTE ESSE ARTIGO NO FÓRUM MEIA PALAVRA