O comissário Jules Maigret é um dos mais conhecidos personagens de ficção policial do século XX, aparecendo em 75 novelas e 28 contos de Georges Simenon, autor belga que viveu entre 1903 e 1978.  A taberna dos dois tostões é uma das novelas policiais que conta com a participação do comissário como personagem principal e ganhou uma primeira edição no Brasil este ano, pela L&PM Pocket.

A narrativa se inicia com Lenoir, assassino que se encontra preso e recebe a notícia de que fora condenado a morte. Nos instantes de reflexão seguintes, o personagem faz confissões vagas e confusas ao comissário Maigret, alegando que haveria outra pessoa que deveria ser sentenciado junto a ele. Lenoir fala sobre o lugar em que o criminoso se encontraria com seu parceiro, Victor: A taberna dos dois tostões. É a partir dessa confissão rasa que Maigret inicia a busca desse outro sujeito para descobrir quais seriam suas relações com o preso e que tipo de ajuda ou crime ele teria cometido. A princípio, ninguém tem informações de como chegar na taberna dos dois tostões, até que o comissário casualmente escuta uma conversa do Sr. Basso em uma loja de chapéus, que cita o lugar, e decide segui-lo sem que esse o perceba.

Os dois vão para Morsang, região pobre e simples onde um grupo de amigos se encontra todos os fins de semana há cerca de sete anos, mas antes o comissário avista um encontro amoroso entre uma mulher (Madô) e Sr. Basso. Morsang conta com casas de férias de algumas dessas pessoas, bem como uma pousada e a taberna dos dois tostões.  Maigret chega ao lugar no meio de uma comemoração de bodas bem diferente, uma vez que todos estão fantasiados como se fossem celebrar um casamento de antigas vilas. No meio do ambiente de festa e bebedeira, o comissário acaba conhecendo James e se enturmando entre o grupo. No dia seguinte, com a sobriedade instalada no lugar, a aproximação do comissário com as pessoas se torna mais lenta.

Mas, no entanto, a situação logo cria um novo clima: Um disparo de revólver é ouvido e Sr. Feinstein,  que completava bodas na noite anterior, é encontrado morto ao lado do Sr. Basso, que segura um revólver que pertencia à Madô (Sra. Feinstein).  Sem conseguir esclarecer a situação, Sr. Basso foge da polícia e deixa o caso ainda mais complexo.  Alguns dias depois, como previsto por Lenoir, Victor aparece na taberna. A partir dai se decorrem aparentemente dois casos: O culpado pelo assassinato de Feinstein, já que mesmo com a fuga de Marcel Basso, não era possível concluir sua culpa, e a busca pelo parceiro de Victor. Ou seriam esses casos mais próximos do que se pensa?

A taberna dos dois tostões é uma novela policial que prende o leitor pela relação que as personagens tem umas com as outras. Na narrativa, todos são amigos, mas ao mesmo tempo escondem algo e mantém relações de interesse e segredo. Maigret divide sua forma de agir em duas partes: Primeiro, escuta e conhece as pessoas, depois, o caso se movimenta sozinho e basta agarrar uma ponta do fio e seguir o seu caminho. A partir do momento em que se conhece o fato certo, tudo é uma questão de tempo para se encontrar as respostas precisas. Nessa narrativa, as pistas são as próprias pessoas que conduzem o caso.  Neste ponto, vale chamar atenção para James e Victor, que são os personagens mais misteriosos e que levam o detetive a tomar diversas decisões. Ambos chegam a causar raiva no leitor em alguns momentos, de tão enigmáticos e até mesmo malucos.

Além disso, o próprio comissário também desperta a simpatia no leitor. Ele não faz o tipo durão e muitas vezes se deixa pensar na mulher que está de férias e ainda não o viu, ou então simplesmente senta na Taverne Royale para beber e conversar com James, também apresenta fraquezas e se deixa distrair. No entanto, também tem o seu lado decidido e a boa intuição para desvendar o crime.

Meu conselho para quem se interessar a ler esta novela, é que simplesmente faça como o comissário Maigret e se deixe conduzir pela engrenagem de cada descoberta. A narrativa não possui muitos personagens e a leitura é fácil e tem um bom ritmo. É claro, como em todo bom romance policial, aconselho que você também tente especular sobre cada culpado da história. O final será surpreendente.

Saiba mais sobre essa e outras obras no site da L&PM Editores

Título Original: La Guinguette à Deux Sous
Preço: R$16,00
Páginas: 160