por Tiago Franceschini

É chegado o momento bastante esperado por muitos cinéfilos ao redor do mundo: a noite do Oscar. Goste ou não, o prêmio se consolidou, ao longo dos seus mais de 80 anos, como o principal da enorme indústria de cinema e, sendo assim, engendrou em um processo de abarcar cada vez mais membros, de diferentes nacionalidades e idades, em busca de maior legitimidade.

Por essa nova leva de membros relativamente mais jovens/outros países, é que se explicou, por exemplo, a não indicação de Tom Hanks (Capitão Phillips) ou Robert Redford (Até o Fim) para Melhor Ator, ao passo que Christian Bale (Trapaça) conseguiu a sua. Ou mesmo as 5 indicações para um filme como Ela, incluindo Melhor Filme, impensável há alguns anos.

Sendo assim, vamos ao nosso exercício de previsão para palpitarmos sobre os prováveis ganhadores, lembrando que a festa será dia 2 de março, no nosso domingo de Carnaval.

 

Melhor Filme

Concorrem nessa categoria nove filmes: Trapaça, Capitão Phillips, Clube de Compras Dallas, Gravidade, Ela, Nebraska, Philomena, 12 Anos de Escravidão e O Lobo de Wall Street. Ao que tudo indica, neste ano deverá ocorrer novamente o descasamento entre Melhor Filme e Melhor Direção. Ano passado isso ocorreu (e com a ressalva de que o diretor de Argo, Ben Affleck, nem chegou ser indicado a Melhor Direção). A última vez em que o descasamento ocorreu por dois anos seguidos foi nas cerimônias de 1952 (Sinfonia de Paris levou Melhor Filme, mas George Stevens levou Direção por Um Lugar ao Sol) e 1953 (O Maior Espetáculo da Terra ganhou Melhor Filme, mas John Ford levou seu quarto e último Oscar de Direção por Depois do Vendaval).

Quem deve ganhar?

12 anos de escravidão. O filme “importante” da temporada ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme de Drama e empatou com Gravidade nos prêmios dos Sindicatos dos Produtores, que é a associação com o segundo maior peso no cômputo geral dos votantes – depois da dos atores – e por isso, as chances são grandes. Também levou o BAFTA, o Oscar inglês, de Melhor Filme, o que pode influenciar os votantes. Aqui vale uma ressalva: se o filme ganhar, Brad Pitt, como produtor, levará seu primeiro Oscar.

Quem vem na cola

Gravidade. Fazia anos que o prêmio de Melhor Filme não era tão disputado como agora. O empate no Sindicato dos Produtores, o primeiro da história da associação, dá a dimensão da corrida apertada que está sendo este ano. Gravidade deve fazer bonito nos prêmios técnicos, o que lhe deve conferir o título de maior ganhador da noite em número de Oscars.

Porém, o prêmio de elenco do Sindicato dos Atores (equivalente a Melhor Filme) foi pra Trapaça e isso não deve ser desprezado. Portanto, o prêmio deverá sair dessa tríade.

 

Melhor Direção

Os indicados foram Alfonso Cuarón (Gravidade), Steve McQueen (12 Anos de Escravidão), David O. Russell (Trapaça), Martin Scorsese (O Lobo de Wall Street) e Alexander Payne (Nebraska). Os dois primeiros debutam na categoria. Martin Scorsese, depois de várias indicações, levou por Os Infiltrados.

Quem deve ganhar?

Alfonso Cuarón (Gravidade). Parece improvável o diretor mexicano não ganhar esse prêmio. Ele já levou o Globo de Ouro, o BAFTA e o Sindicato dos Diretores, o que lhe confere uma vantagem significativa diante dos outros.

Quem vem na cola

Steve McQueen (12 Anos de Escravidão), que já ganhou o prêmio de alguns círculos de críticos, pode ser uma grata surpresa em uma noite em que seu filme deve levar o prêmio máximo.

 

Melhor Ator

Os indicados foram Christian Bale (Trapaça), Bruce Dern (Nebraska), Leonardo DiCaprio (O Lobo de Wall Street), Chiwetel Ejiofor (12 Anos de Escravidão) e Matthew McConaughey (Clube de Compras Dallas). Christian Bale já ganhou um Oscar de Ator Coadjuvante por O Vencedor, que é do mesmo diretor de Trapaça. Bruce Dern chega à sua segunda indicação ao Oscar depois de 35 anos e levou Cannes com o papel em Nebraska. DiCaprio ganha sua quarta indicação de atuação. Ejiofor e McConaughey debutam nas indicações.

Quem deve ganhar?

Matthew McConaughey (Clube de compras Dallas). Levou o Globo de Ouro de Ator de Drama e o prêmio do Sindicato dos Atores na categoria e deve confirmar o favoritismo. A transformação física impressionante também deverá pesar a seu favor.

Quem vem na cola

Chiwetel Ejiofor (12 Anos de Escravidão). Foi um dos grandes nomes de atuação no começo da temporada, ganhando vários prêmios de importantes círculos de críticos. Levou o BAFTA na categoria, que McConaughey não disputou por conta de datas de lançamento. Não se descarta DiCaprio (O lobo de Wall Street), que levou o Globo de Ouro de Ator de Comédia ou Musical e ultimamente tem ganho adeptos fervorosos na internet. Porém, ele sequer chegou a concorrer ao prêmio do Sindicato dos Atores, o que é um sinal de poucos adeptos de sua candidatura na principal associação votante do Oscar.

 

Melhor Atriz

As indicadas foram Amy Adams (Trapaça), Cate Blanchett (Blue Jasmine), Sandra Bullock (Gravidade), Judi Dench (Philomena) e Meryl Streep (Álbum de Família). Com exceção da Amy Adams, que chega à sua quinta indicação (a primeira como Atriz Principal), todas as demais já ganharam Oscar.

Quem deve ganhar?

Cate Blanchett (Blue Jasmine). Ganhou praticamente todos principais prêmios da temporada: o Globo de Ouro de Atriz de Drama, o Sindicato dos Atores, o BAFTA, os círculos de críticos de Nova York, Londres, Los Angeles e por aí vai. A polêmica em torno da acusação de pedofilia ao Woody Allen não deve prejudicá-la, mas aumentará o interesse pelo seu discurso de agradecimento.

Quem vem na cola

Se existe alguém na cola seria Sandra Bullock (Gravidade). Gravidade deve sair com o maior número de Oscars na noite e muitos dizem que sua atuação é a melhor de sua carreira. Pesa contra sua possível vitória o fato de já ter ganho um Oscar de Melhor Atriz recentemente, um segundo prêmio tão cedo poderá ser visto como exagero. Amy Adams (Trapaça) também pode ser uma opção; ganhou o Globo de Ouro de Atriz de Comédia ou Musical e o filme parece ter agradado os votantes.

 

Melhor Ator Coadjuvante

Os indicados foram Barkhad Abdi (Capitão Phillips), Bradley Cooper (Trapaça), Jonah Hill (O Lobo de Wall Street), Michael Fassbender (12 Anos de Escravidão), Jared Leto (Clube de Compras Dallas). Abdi, Fassbender e Leto concorrem pela primeira vez. Jonah Hill chega à sua segunda indicação como coadjuvante e Bradley Cooper à sua primeira como coadjuvante, após ter concorrido ano passado como Ator Principal.

Quem deve ganhar?

Jared Leto (Clube de Compras Dallas). Ganhou o Globo de Ouro e o Sindicato dos Atores na categoria, além de prêmios dos mais importantes círculos de críticos americanos.

Quem vem na cola

Barkhad Abdi (Capitão Phillips). Ganhou o BAFTA na categoria, mas, assim como Matthew McConaughey, Jared Leto não concorreu.

 

Melhor Atriz Coadjuvante

As indicadas foram Sally Hawkins (Blue Jasmine), Julia Roberts (Álbum de Família), Lupita Nyong’o (12 Anos de Escravidão), Jennifer Lawrence (Trapaça) e June Squibb (Nebraska). Sally Hawkins, Lupita e June recebem suas primeiras indicações ao Oscar. Julia Roberts e Jennifer Lawrence já ganharam como Atriz Principal.

Quem deve ganhar?

Lupita Nyong’o (12 Anos de Escravidão). Ganhou o Sindicato dos Atores na categoria, o que a coloca em ligeira vantagem. Além disso, seria uma vitória em categoria de atuação para um filme que deve ganhar o prêmio principal da noite.

Quem vem na cola

Jennifer Lawrence (Trapaça). Além de ter ganho o Globo de Ouro na categoria, levou o BAFTA, o que pode influenciar os votantes. Porém, como já ganhou o prêmio de Atriz ano passado, talvez o colegiado ache exagero um segundo prêmio tão cedo.

 

Melhor Roteiro Original

Os indicados foram Eric Warren Singer e David O. Russell (Trapaça), Woody Allen (Blue Jasmine), Spike Jonze (Ela), Bob Nelson (Nebraska) e Craig Borten e Melisa Wallack (Clube de Compras Dallas). Woody Allen já levou três vezes o Oscar na mesma categoria. O restante debuta na categoria (David. O. Russell foi indicado como roteirista pela adaptação de O lado bom da vida).

Quem deve ganhar?

Spike Jonze (Ela). Ganhou o Globo de Ouro e o prêmio do Sindicato dos Roteiristas na categoria de roteiro original. Não se deve esquecer que Spike Jonze está com três indicações neste Oscar: além de roteirista, concorre como letrista pela canção de Ela e como produtor pelo mesmo filme, o que lhe confere grande visibilidade.

Quem vem na cola

Eric Warren Singer e David O. Russell (Trapaça). O filme tem 10 indicações ao Oscar e poderá converter em prêmio essa categoria, o único das mais importantes às quais concorre, de acordo com nossa previsão. Ganhou o BAFTA na categoria, em que Ela não concorreu.

 

Melhor Roteiro Adaptado

Os indicados foram Richard Linklater, Julie Delpy e Ethan Hawke (Antes da Meia-noite), Billy Ray (Capitão Phillips), Steve Coogan e Jeff Pope (Philomena), John Ridley (12 Anos de Escravidão) e Terence Winter (O Lobo de Wall Street). Com exceção de Richard Linklater, Julie Delpy e Ethan Hawke, que já haviam sido indicados pelo roteiro do filme anterior, Antes do Pôr-do-sol, todos os outros debutam na categoria.

Quem deve ganhar?

John Ridley (12 Anos de Escravidão). Aqui vai uma ressalva: o filme não foi indicado no Sindicato dos Roteiristas, pelas restrições impostas. Porém, considerando que John Ridley levou o prêmio de alguns círculos de críticos e que o filme deve levar o Oscar de Melhor Filme, a aposta é que o roteiro também saia vencedor.

Quem vem na cola

Billy Ray (Capitão Phillips). Ganhou o prêmio no Sindicato dos Roteiristas, na categoria adaptada (onde John Ridley não concorreu), o que pode influenciar os votantes. Não se descarta a vitória de Terence Winter (O Lobo de Wall Street), veterano da TV americana por séries como Boardwalk Empire e Sopranos.

 

Melhor Animação

Os indicados foram Os Croods, Meu Malvado Favorito 2, Ernest et Célestine, Frozen: Uma aventura congelante e Vidas ao Vento.

Quem deve ganhar?

Frozen: Uma aventura congelante. O filme levou o Globo de Ouro, o BAFTA e o Sindicato dos Produtores na categoria. Além disso, ganhou o principal prêmio do Annie Awards, o mais importante da animação.

Quem vem na cola

Vidas ao Vento. Ganhou o prêmio de alguns círculos de críticos, concorreu ao Globo de Ouro como Melhor Filme Estrangeiro representando o Japão e levou roteiro no Annie Awards. Talvez seja o derradeiro filme do mestre da animação Hayao Miyazaki, que já venceu o Oscar de animação por A viagem de Chihiro, e por tudo isso, pode suplantar o favoritismo de Frozen.

 

Melhor Filme Estrangeiro

Os indicados foram Alabama Monroe (Bélgica), A Imagem que Falta (Camboja), A Caça (Dinamarca), A Grande Beleza (Itália) e Omar (Palestina).

Quem deve ganhar?

A Grande Beleza. O filme do italiano Paolo Sorrentino ganhou o Globo de Ouro e o BAFTA, o que lhe confere certa vantagem em uma categoria que costuma reservar surpresas e derrubar favoritos.

Quem vem na cola

A Caça. O filme do dinamarquês Thomas Vinterberg, conhecido do público por Festa de Família e pelo movimento Dogma 95, deu a Mads Mikkelsen o prêmio de ator em Cannes, o que pode dar mais visibilidade ao filme. No entanto, o belga Alabama Monroe repercutiu bem na imprensa americana e ganhou alguns prêmios em Berlim ano passado.