Bem, esse é meu primeiro artigo no Meia Palavra. Vou falar sobre Teatro. Aí você me pergunta, se o Meia Palavra é um site voltado pra literatura, o que o teatro está fazendo aqui?

Pois é, a relação do teatro com a literatura é muito grande, é quase como aquele primo que vai todo dia na sua casa. O teatro e a literatura caminham juntos, textos literários muitas vezes são transportados para os palcos e algumas peças teatrais servem de inspiração para alguns escritores, por isso o site do Meia Palavra falará também sobre teatro.

O Teatro nasceu há muito tempo atrás. Antigamente danças e rituais já tinham uma base que se assemelhava ao teatro, e foi na Grécia Antiga que essa arte criou vida definitivamente.

Na Grécia Antiga, o teatro começou como uma homenagem ao deus da mitologia grega Baco (Dionísio), filho de Júpiter e Sêmele, o deus do vinho e da folia. Com o passar do tempo ele foi se desenvolvendo, ganhando novos adeptos e se expandindo cada vez mais.

Depois de muito tempo, o teatro é hoje uma arte, diria eu, “nobre”. Mas não no sentido de nobreza lá do século XVIII, e sim em relação a tudo o que temos hoje. Num mundo pós-moderno em que tudo gira muito rápido e todos têm muito pouco tempo, o teatro aparece como uma arte que consegue se sobressair a tudo isso, sendo único e especial.

Considero como elementos pertencentes ao teatro o humor, a responsabilidade, a maturidade, a sagacidade e a versatilidade peças, textos, autores e atores, é isso que vejo sempre que me mostram coisas teatrais.