Charlotte Brontë

Life, believe, is not a dream
So dark as sages say;
Oft a little morning rain
Foretells a pleasant day.

Sometimes there are clouds of gloom,
But these are transient all;
If the shower will make the roses bloom,
O why lament its fall?

Currer Bell/Charlotte Brontë – LIFE

Charlotte Brontë nasceu em 1816, a terceria filha do Reverendo Patrick Brontë e Maria Branwell. Tinha duas irmãs mais velhas, Maria e Elizabeth (que morreram antes da adolescência) e três mais novos, Patrick Branwell, Emily e Anne. Ela nasceu em 21 de Abril 1816, no vilarejo de Thornton perto de Bradford em Yorkshire County, Inglaterra.

Em 1824 as quarto irmãs Brontë mais velhas foram estudar na Clergy Daughter’s School, mas no ano seguinte Maria e Elizabeth ficaram doentes e morreram e por isso Charlotte e Emily voltaram para casa. Em 1826 foi criado um mundo imaginário pelas crianças Brontë , retirado das brincadeiras com os soldados de Madeira que o Sr. Branwell deu para seu filho.

Charlote foi estudar em Roe Head em 1831, mas voltou para casa no ano seguinte, para ensinar a suas irmãs. Ela volta para Roe Head School como governanta, deixando Roe Head School em 1838. Aceita, depois, a posição de governanta na casa da família Sidgewick, mas só permanece lá por 3 meses e acaba voltando para casa. Charlotte então decide abrir sua própria escola depois de terminar seus estudos. Ela e sua irmã Emily foram para Brussels para completar seus estudos. Ao voltar, embarca no projeto de fundar uma escola, mas não conseguiu. No ano seguinte Charlote descobre os poemas de Emily e decide publicá-los em uma seleção com os poemas das três irmãs, escritos sob os pseudônimos de Currer, Ellis e Acton Bell. No ano seguinte, seu livro Jane Eyre é publicado, assim como O Morro dos Ventos Uivantes da sua irmã Emily e o Agnes Grey de Anne, ainda todos sob seus respectivos pseudônimos.

In 1848 morre seu irmão Branwell Brontë, seguido pela sua irmã Emily. No ano seguinte, Anne morre também.
In 1849 Charlotte se envolve nos círculos literários. Em 1850 editou os vários trabalhos de suas irmãs, e conheceu a Sra. Gaskell. O Reverendo A. B. Nicholls pediu Charlotte em casamento. Seu pai negou violentamente o pedido e por isso Charlotte também o recusou. Nicholls deixou Haworth no ano seguinte. Em 1854, a oposição do sr. Brontë havia enfraquecido e Charlotte e Nicholls ficaram noivos. Eles se casaram, mesmo sem Charlotte ter nenhum outro sentimento a não ser o de admiração.

Durante sua gravidez, Charlotte teve pneumonia. Era uma doença curável, mas ela – de forma consciente ou não – achou uma forma de acabar com sua vida e depois de um longo período de dor, ela morreu, provavelmente de desidratação. Em 1857 saiu a publicação póstuma de The Professor, que foi escrito em 1845-46, e no mesmo ano a Vida de Charlotte Brontë da Sra. Gaskell foi publicado.

Crescendo em uma Inglaterra Vitoriana, ela e suas irmãs foram inspiradas em autores românticos da época como Sir Walter Scorr, William Wordsworth e Lord George Gordon Byron. Como irmãs e autoras, as irmãs se apoiaram mutuamente, dividiram idéias criativas e corrigiam seus trabalhos. Charlotte queria ter uma carreira de autora como um meio de ter independência financeira para ajudar a apoiar suas irmãs.
Um novo tipo de heroína, virtuosa, moralista, corajosa e extremamente independente: Charlotte nos trouxe uma história de uma mulher fora do convencional, para ser admirada pela sua habilidade de lidar com as adversidades. Seu livro deixou foi extremamente importante para a literatura tanto da época como ainda hoje o é, sendo um dos clássicos da literatura inglesa.

E aqui acaba a pequena biografia das irmãs Brontë, irmãs que foram extremamente talentosas e importantes para a literatura não só inglesa, como mundial.