murakami_run3Haruki Murakami é um grande escritor. E um escritor multifacetado também: não só escreve literatura, mas também artigos sobre os mais variados temas, como cerveja, uísque, viagens, jazz e correr. Sim, correr: além de escritor Murakami é um corredor, sendo figura carimbada em várias das grandes maratonas do mundo- participa de uma por ano, nos meses frios.

Eu mesmo venho correndo há algum tempo. E tenho um grande apreço pela obra do Murakami. Qual não foi minha surpresa, então, ao encontrar esse ‘What I Talk About When I Talk About Running’: Murakami transformou seus diários de corrida- onde anotava o quanto corria a cada dia, assim como as condições em que essa corrida se dava- de preparação para a maratona de Nova Iorque, após alguns anos sem realmente correr, em ensaios.

Mas não é pura e simplesmente um livro sobre correr e sobre a experiência de correr. Se fosse assim, seria um livro exclusivo para corredores. E não o é: Murakami fala sobre como a corrida influi em sua vida e, mais ainda, sobre sua atividade literária.

Correr e escrever, escreve, são coisas intimamente relacionadas: Murakami se considera um ‘escritor-corredor’. O mesmo foco, as técnicas e a disciplina usadas para uma e outra atividade são as mesmas- consideradas, obviamente, as diferenças entre a atividade física e a atividade intelectual.

Não que qualquer uma das duas seja puramente física ou intelectual. Escrever cansa fisicamente, assim como correr requer uma concentração intelectual maior do que atividades corriqueiras como assistir TV ou algo do gênero.

Uma face interessante de Murakami, que não é tão óbvia em seus romances ou contos. Mas que é bastante interessante, seja para quem corre, para quem escreve, para quem faz os dois ou simplesmente para que lê o autor: parte de seu processo criativo é elucidado e muito pode ser aprendido para alguém que faz- ou pretende fazer- alguma das atividades que Murakami elogia.

DISCUTA O TEXTO NO FORUM DO MEIA PALAVRA