abramovEm algum momento do século XX pesquisadores americanos avistam ‘nuvens cor-de-rosa’ no céu da Antártida. Pouco depois alguns cientistas soviéticos as avistaram novamente.

E descobriram algo mais a seu respeito: as tais nuvens não eram realmente nuvens, mas uma espécie de plasma ou colóide aparentemente inteligente e com capacidade de replicar qualquer estrutura atômica- inclusive seres humanos, com suas memórias completas.

A partir daí a paranóia tem início. As nuvens, mais tarde poeticamente batizadas de `cavaleiros vindos de lugar nenhum` seres vivos? O que querem na Terra?  Porque roubam o gelo de nosso planeta?

Esse é o plot de `Cavaleiros Vindos de Lugar Nenhum`- único livro de Alexander e Serguei Abramóv que foi traduzido para o português.

O livro foi originalmente publicado em 1979, mas mantém-se atual: a Guerra Fria não passa de uma sombra histórica, e soviéticos e ocidentais colaboram entre si sem maiores problemas; e as duas principais preocupações são a ambiental- com o desaparecimento do gelo, como ficará o clima?- e existencial- se podemos ser copiados de modo tão perfeito, até em nossas lembranças mais obscuras, o que é que nos faz indivíduos ?

A julgar por esse livro, os Abramóv têm um potencial semelhante aos Strugátsky. São um tanto quanto obscuros, porém: apenas esse livro foi publicado em português (em edição lusitana) e são apenas dois títulos disponíveis em inglês. Além disso, não consegui encontrar informações bibliográficas.

COMENTE ESSE ARTIGO NO FÓRUM MEIA PALAVRA