Eu nutro enorme respeito pelos clássicos, mas é só quando a coisa chega na contemporaneidade que eu consigo me encontrar literariamente. O que faz com que a literatura brasileira se torne um pouco limitada para mim: o Brasil, hoje, está atolado em um mar de auto-ajuda e entretenimento- duas facetas da literatura que me causam desgosto.

Então foi com um pouco de reticência que eu li J. P. Cuenca pela primeira vez. Mas fazia tempo que eu procurava um autor nacional que pudesse ser considerado relevante- que escapasse do nível da ‘cultura’ e entrasse no nível da ‘arte’; e como as pessoas que me recomendaram eram pessoas cujo gosto eu confio… Eis que li ‘Corpo presente’, e me surpreendi: Cuenca estava à altura das minhas expectativas!

‘O único final feliz para uma história de amor é um acidente’ é o terceiro romance do escritor carioca, que segue fazendo um bom trabalho.

O livro tem uma história aparentemente banal: Shunsuke Okuda é um jovem executivo de Tóquio, filho de um grande poeta aposentado que sempre foi um pai abusivo. Shunsuke vivia de modo irresponsável, com mulheres diversas, até que apaixona-se pela polonesa romena Iulana Romiszowska.

A coisa começa a tornar-se mais interessante conforme medida em que um mundo escondido é desvelado, e surgem complexas relações de perversão, voyeursimo, poder e vazio. Isso com a ajuda de personagens inusitados como uma boneca ultra-realista que o pai de Shunsuke encomenda para ser sua companheira, a Associação do Fugu Harmonioso de Tsukuji que, além de vender fugus selvagens para o velho poeta, funciona como seus olhos e ouvidos- mantendo o sr. Lagosta Okuda informado de tudo que acontece na vida de seu filho, uma dançarina de boate pela qual Iulana é apaixonada e mesmo o monstro Gyodai (sim, aquele dos Changemen).

Somando isso a estrutura não-linear- na verdade, até mesmo um pouco circular- da obra e as referências à cultura japonesa e à ficção científica, Cuenca conseguiu construir uma verdadeira fábula do século XXI, com estilo invejável e peculiar.

DISCUTA O POST NO FORUM DO MEIA-PALAVRA

O ÚNICO FINAL FELIZ PARA UMA HISTÓRIA DE AMOR É UM ACIDENTE

J. P. Cuenca

152 páginas

R$ 36,50

Saiba mais sobre essa e outras obras no site da Companhia das Letras