Que a Inglaterra virou de ponta cabeça durante o reinado de Henrique VIII, todos sabemos, mas a história do que aconteceu depois do falecimento do monarca é pouco conhecida. Sabe-se apenas que Elizabeth foi rainha e fez o país prosperar sob seu governo.

Entre Henrique VIII e Elizabeth, nada mais nada menos do que três monarcas reinaram a Inglaterra: Eduardo VI, Jane e Mary. Eduardo é o filho de Henrique com sua terceira esposa: Jane Seymour ; Jane é colocada no poder através de artimanhas políticas e Mary, filha de Henrique com sua primeira esposa, Catarina de Aragão, é coroada rainha pelo povo que a admira.

A narradora do livro, Hannah Green, é judia, filha de um livreiro; sua mãe foi queimada viva pela Inquisição por ser herege,o que fez com que Hannah e seu pai procurassem refúgio na Inglaterra protestante de Eduardo VI. Um dia, Robert Dudley, filho do conde mais influente da corte; e John Dee, seu professor, vão à loja do pai de Hannah atrás de livros, e Hannah enxerga um anjo atrás dos dois homens. Isso desperta um interesse dos homens na moça, que é contratada por Robert.

Hannah então passa a ser a Boba da corte de Eduardo VI e, assim que o vê, antecipa que o monarca irá falecer em breve. É enviada a Mary, herdeira ao trono, cuja coragem e confiança inspiram Hannah. Jane Seymour é colocada no trono, pois os cortesãos querem uma rainha protestante, e Mary é católica fervorosa. Mas Mary, amada pelo povo, consegue escapar daqueles que tentam matá-la e se coloca no trono.

Começa então uma disputa entre Mary, rainha; e sua irmã, Elizabeth, princesa herdeira. Mary gostaria que a irmã a apoiasse, mas Elizabeth, sendo protestante, não consegue apoiar a irmã que obriga todos a voltarem a ser católicos. Elizabeth finge estar doente demais para ir à missa, e quando vai, se recusa a rezar pela saúde da irmã, e com essa falta de submissão, vai perdendo o amor da rainha, que acaba a expulsando da corte. A rainha pede que Hannah sirva Elizabeth, de modo que possa lhe informar os planos da princesa, e Hannah conhece uma mulher forte, independente e que não tem medo de usar todas as suas armas para conseguir o que quer.

O pai de Hannah lhe apresenta Daniel, o rapaz com quem deverá se casar ao completar 16 anos: um rapaz bonito, forte, aspirante a médico e que enfrenta Hannah e a ensina pacientemente a ser mais mulher e menos Bobo.
Hannah então se vê presa entre seu amor pela corte: rainha, princesa e seu senhor Robert Dudley; e o amor de Daniel. O que Hannah fará quando a Inquisição chega à Inglaterra ameaçando ela e sua família?

Durante o livro todo você torce por Hannah, se irrita com Elizabeth, sente pena de Mary e raiva de muita gente. Durante o fim, você fica se perguntando como que as coisas podem dar certo se tanta coisa deu errado. É emoção do começo ao fim.

Segui atrás e senti meu coração bater forte, sabendo que estava em fuga mais uma vez, e com medo, mais uma vez, e que agora talvez a situação fosse mais arriscada do que quando fugira da Espanha ou de quando tínhamos fugido de Portugal, até mesmo de quando tínhamos fugido da França, porque agora fugia com um pretendente ao trono da Inglaterra, com Lorde Robert Dudley e seu exército nos perseguindo. E eu era seu vassalo, tinha-lhe jurado obediência, era criada de confiança da rainha e judia, porém uma cristã praticante servindo a uma princesa papista em um país protestante. Não era de se admirar que meu coração estivesse na boca e batendo mais alto do que os cascos dos grandes cavalos enquanto descíamos a estrada para o este, a meio-galope em direção ao sol nascente.

Neste trecho, Hannah descreve o medo que sentiu ao fugir com Mary enquanto esta corria risco de ser morta para Jane Seymour continuar no trono. Foi um dos trechos que mais me marcou enquanto lia, pois mostra como os cortesãos eram dissimulados e seguiam as tendências, independente de suas próprias convicções, mesmo o Bobo, que tem “permissão” de falar o que pensa.

Quinto livro a ser publicado pela Editora Record, O Bobo da Rainha seria o quarto se fôssemos colocar todos os livros em ordem cronológica. Claro que a Record lançou todos em uma ordem aleatória e eu li todos na ordem errada hahaha… Mas claro que não importa a ordem, já que uma história independe da outra: como eu disse quando resenhei Os Venenos da Coroa: a História é imutável. Todo mundo sabe que Henrique VIII teve seis esposas, e não adianta torcer pra isso mudar…

Philippa Gregory explorou em seus cinco livros desde Catarina de Aragão e seu casamento com Henrique VIII em A Princesa Fiel; até os primeiros anos do reinado de Elizabeth em O Amante da Virgem. Para os interessados na ordem cronológica:

A Princesa Leal – Narra a história de Catarina de Aragão: desde sua infância na Espanha, até sua morte. (quarto que eu li)

A Irmã de Ana Bolena – Narra a história de Maria Bolena, irmã de Ana Bolena, enquanto esta passou de amante do rei, à sua esposa, à bruxa condenada.(segundo que eu li)

A Herança de Ana Bolena – Narra a história das últimas três rainhas de Henrique VIII: Ana de Cleves, Catarina Howard e Catarina Parr. (terceiro que eu li)

O Bobo da Rainha – Narra a história de Mary, rainha da Inglaterra, desde antes de ser coroada até sua morte.(quinto que eu li)

O Amante da Virgem – Narra alguns anos do reinado de Elizabeth. (primeiro que eu li)

Saiba mais sobre essa e outras obras no site do Grupo Editorial Record

Sobre a autora: Mariana ‘Feanari’ Russo está no último ano de Química e queria que o dia tivesse mais do que 24 horas pra ler mais.  É conhecida por gostar de pinguins e por ser leitora ávida de romances históricos. Além de moderar o Fórum Omega Geek , ela escreve no Blablabla Aleatório algumas aleatoriedades, e tenta resenhar os livros que leu.

DISCUTA ESSE ARTIGO NO FÓRUM MEIA PALAVRA