Historias Desaforadas é um exemplar significativo para a faceta de contista de Adolfo Bioy Casares, onde o amor é uma impossibilidade, a velhice é imediata, os sonhos são possíveis e cruéis, todas as dimensões do escritor estão nos dez contos antológicos dessa obra. Curioso é notar que alguns dos contos presentes nessa compilação tem divisões que tomam algumas páginas e funcionam como micro-livros – ou episódios.

Em “O Relojoeiro de Fausto”, Bioy retoma o mito do médico que faz um pacto com o demônio, que para o autor reflete muito seu conhecimento sobre o eterno retorno de Nietzsche e sobre seus próprios pesadelos – como afirmou há tempos dizendo que pelo menos um episódio desse conto tem traços autobiográficos muito fortes. Apesar do peso e da melancolia, Bioy Casares consegue aplicar doses discretas de humor, como o primeiro diálogo entre o doutor e o diabo.

Se o amor é recorrente nas obras do escritor argentino, “Máscaras de Veneza” – um dos mais famosos deste livro – mostra como a ciência funciona como uma desculpa perfeita para realizar um amor impossível (familiar?). No incrível “O Número”, uma descoberta sem precendentes se denserola a partir da perda de um amor. Já em “Trio” vemos a ligação espiritual entre suas protagonistas por causa de uma alma e da ideia de reencarnação, rejeitando a ideia do primeiro livro do escritor, A Invenção de Morel aonde não existia almas, apenas representações holográficas dos corpos em um céu platônico.

O conto que dá nome ao livro, “Historias Ultrajantes”, mostra outra vez a ciência e a história humana se chocando, o professor Heckel está atrás de um elixir que proporcione a eterna juventude para quem o beber, pois o mundo está ameaçado por causa da superpopulação e a melhor maneira de combatê-la é pessoas não morrerem. Na narrativa desnorteante de “O rato ou uma chave para o entendimento”, conto que encerra o livro, temos uma fantasia em tom policial totalmente enigmática.

Os temas recorrentes do autor pesam numa realidade construída com cautela ímpar, com palavras bem escolhidas e com personagens ambíguos. Entre o peso de uma ciência, que não para de crescer, e uma magia inerente ao mundo moderno. Historias Desaforadas provam que Adolfo Bioy Casares é um inventor de mundos fantásticos a partir de situações estranhamente familiares, onde seus personagens podem morrer, ir do céu ao inferno ou enfrentar a imortalidade.