Segundo Joseph Campbell, grade estudioso da mitologia e religiões, “Temos apenas que seguir a trilha do herói… e lá onde pensávamos estar sós, estaremos na companhia do mundo todo”. A Saga do Herói, na literatura e narrativas em geral, envolve superação e universalidade. Seu objetivo é a catarse. Assim sendo, de forma simples e bem estruturada, “Os Combates de Aquiles”, de Mano Gentil, retrata passagens da vida de Aquiles, desde o seu nascimento até a morte, passando por combates e mortes violentas. Todos os elementos citados anteriormente cumprem-se na narrativa.

Citando Joseph Campell mais uma vez “Nada melhor do que descobrir um inimigo, preparar a vingança e depois dormir tranquilo”. É exatamente esta ordem que segue o livro. Mano Gentil escolheu passagens específicas da vida do Herói Aquiles. Temos como ponto principal do livro, os conflitos que causaram a Guerra de Tróia e como o personagem se transforma em um grande assassino, quando sua paz é pertubada.

O autor opta por seguir as versões mais tradicionais do mito. Existem, por exemplo, muitas versões que acreditam e evidenciam um relacionamento amoroso de Aquiles com Pátroclo, seu primo. O autor evidencia como eles eram companheiros e grandes amigos e passaram por diversas situações juntos, sendo quase cúmplices.

Da mesma forma, a força de Aquiles é explicada pela tradicional história de sua mãe, que o mergulhou no fogo quando era recém-nascido. Todo o seu corpo passou a ser invulnerável, salvo pelo calcanhar, por onde estava sendo segurado. Ironicamente, ele vêm encontrar nessa parte sensível do corpo, seu cruel destino: “Aquiles não pode conter um grito ao sentir a dor insuportável ao queimar-lhe o calcanhar. Páris acaba de atingí-lo no único ponto sensível de seu corpo”

Na escrita de Mano Gentil, o leitor vai encontrar simplicidade, mas ao mesmo tempo criatividade. A estória, ao mesmo tempo que segue os fatos do mito,  também tem passagens com descrições e diálogos originais do autor. Achei o livro interessante, mesmo que não aborde com totalidade a vida de Aquiles. Normalmente, a mitologia chega até o leitor de uma forma muito mais complexa e com diferentes dificuldades de leitura. “Os Combates de Aquiles” mostra exatamente o contrário, indicado para quem quer começar a se aprofundar nesse gênero.  O Herói é corajoso e tem uma força nobre, sem mencionar o senso de justiça, tornando a narrativa ainda mais encantadora. Para ajudar o leitor, o livro ainda conta com apêndices e glossário.

Autor: Mano Gentil
Tradução: Álvaro Lorencini
Preço: R$25,00

Saiba mais sobre essa e outras obras no site da Companhia das Letras

DISCUTA ESSE ARTIGO NO FÓRUM MEIA PALAVRA