Preciso começar a resenha confessando que sou um tanto quanto alheio ao universo sobre o qual esse livro do antropólogo canadense Grant McCracken se destina. Pior ainda: sou avesso às vicissitudes do capitalismo avançado, que pariu toda esse mundo de corporações, CEOs e outras siglas do gênero. Livros sobre o assunto me parecem, via de regra, um misto estranho entre auto-ajuda e marketing.
Escrito, porém, por um antropólogo e com a coisa da cultura estampada na capa… Chief Culture Officer me pareceu um tanto quanto curioso. O que diabos essas corporações tem a ver com cultura? Em princípio, nada. Mas o argumento de McCracken é que deveriam.
Claro que, se formos entrar na discussão sobre o que é cultura, poderíamos encher páginas e mais páginas, escrever bibliotecas inteiras. Mas aqui ele usa como ‘cultura’ aquilo que está no campo do cotidiano, entre o senso comum e a arte. Algo bastante amplo, é verdade.
Através de exemplos bem construídos e de um trabalho de pesquisa que me pareceu bem estruturado, McCracken tenta convencer de que o mundo corporativo precisa ter especialistas em cultura- os Chief Culture Officers- para saber orientar-se em um mundo em que os consumidores são cada vez mais poderosos e cujos gostos mudam cada vez mais rapidamente, além de oferecer os pressupostos que tal profissional deveria seguir.
A linguagem é simples e acessível e mesmo quem não sabe nada de antropologia e nem sobre o mundo corporativo não terá dificuldades. Definitivamente não é meu tipo de livro, sequer é um livro que me diz alguma coisa- mesmo na parte da antropologia, que me interessa, McCracken vai por caminhos contrários aos meus (o que era de se esperar, afinal ele defende e se alia a toda a coisa corporativa). Mas é uma idéia curiosa, bem justificada e estruturada de maneira simples e inteligente. Talvez para alguém mais interessado nesses assuntos do que eu, seja um grande livro.
Chief Culture Officer
de Grant McCracken
COMENTE ESSE ARTIGO NO FÓRUM MEIA PALAVRA
Saiba mais sobre essa e outras obras no site da Editora Aleph