1. Até hoje nunca havia assistido Titanic. Foi uma oposição consciente, tomada durante a adolescência – uma espécie de contestação inútil, a respeito de algo totalmente inútil.
  2. A decisão foi revogada tão irrefletidamente quanto foi tomada, desta vez cedendo a um convite.
  3. O filme não fala sobre um navio. Fala sobre uma garota chamada Rose, ao redor da qual o universo parece girar: o responsável pela construção do navio lhe pede desculpas por não ter construído um navio suficientemente forte para ela, Jack dança com uma criança apenas para depois dançar com ela. Mas é ela quem conta a história, logo, isso faz todo o sentido do mundo.
  4. O personagem mais altruísta de todos é um homem gordo, vestido de branco e com um bigode à lá Stalin, que aparece inúmeras vezes ajudando pessoas diferentes. Uma delas, inclusive, é Rose.
  5. O caráter das personagens é demostrado por seu apreço à arte: Rose gosta de arte moderna – aquela que era revolucionária nos tempos do navio, mas que hoje é perfeitamente reconhecível como canônica pelo espectador; Jack desenha de modo invejável e tem gosto semelhante ao de Rose; Cal, o grande e inescrupuloso vilão, não tem um gosto: nada é dito sobre suas preferências, mas ele repudia o que é caro para os protagonistas.
  6. Jack é materialmente pobre, mas tem o mais rico dos espíritos. Mesmo próximo da morte, continua a consolar sua amada e a fazer piadas.
  7. Rose é a garota rica com espírito aventureiro. Almeja, acima de tudo, ser livre. O conceito de liberdade, porém, é o de se prender a alguém de classe social inferior.
  8. Cal é um monstro: em nome do dinheiro, desrespeita a tudo e todos. Vive por e para o status.
  9. Os músicos são nobres: morrem tocando. Só seriam superados pelos de Auschwitz, que muitas vezes começavam a tocar apenas depois de mortos.
  10. A terceira classe e os ratos carregam uma semelhança triste: são os primeiros a perceber que o navio vai afundar.
  11. Fabrizio, o italiano, é uma espécie de comic relief: fala de modo engraçado, serve a algumas piadas. Tenta se salvar usando um colete ensanguentado e com buraco de bala, que pertenceu a Tommy, o irlandês. É estranhamente parecido com o latino prototípico da maioria dos filmes americanos.
  12. O filme não me agradou: eu já sabia desde o início. Mas, como disse a amiga que me acompanhou, agora eu completei o que ainda era possível dos anos noventa. Infelizmente nunca assistirei a um show do Nirvana.
  13. Também foi minha primeira experiência com filmes 3D. Um tanto desapontador, confesso.
  14. Como eu esperava, o SS Californian não é mencionado. É um navio que estava bastante próximo do Titanic à hora do naufrágio. Foi a sua tripulação que avisou a do navio naufragado sobre a presença de icebergues nas proximidades. Não respondeu aos pedidos de ajuda pois os rádio-operadores interpretaram os sinais em código morse de luzes de maneira errada. Além disso, seu capitão dormia. Três anos mais tarde, o Californian afundou, atingido por um submarino alemão. Uma pessoa morreu, e o navio até hoje não foi encontrado. Não me parece, no entanto, que as buscas tenham sido extensivas.