Isaac Goldman é judeu e filho do falecido rabino Solomon Goldman, visionário que buscava o Tikkun Ra, a ‘reparação do mundo’: a Luz Divina de Deus rompeu-se e ele buscava seus fragmentos para restaurá-la. Solomon Goldman, porém, suicidou-se ou melhor, enquanto voava distraiu-se e caiu.

Ezra Leventhal é primo de Isaac, e após a morte do rabino é com ele que o pequeno Goldman vai viver. Ezra o apresenta à ficção científica. Juntos tornam-se uma das facções político-literárias de jovens e solitários aficionados por ficção-científica que esperavam encontrar em outros mundos aquilo que não encontravam nesse. Juntos, os dois eram os ‘Distantes’ (‘Los Lejanos’, no original).

Soma-se a eles o sinistro Jefferson Washington Darlingskill, sobrinho de tendências nazistas de um grande escritor de ficção científica, igualmente nazista- mas apesar disso muito admirado pelos dois garotos judeus. Mais tarde os três conhecem uma garota. Todos apaixonam-se por ela. E ela apaixona-se por Isaac e por Ezra.

Ezra torna-se um grande escritor e desaparece, Jefferson jura vingança por ter sido ridicularizado em uma convenção de ficção-científica e a garota os abandona. Quem resta é Isaac, o primeiro narrador da história. Anos mais tarde um acontece um reencontro, e desvelam-se realidades alternativas, os atentados de 11 de setembro e seu verdadeiro culpado, o fim de um planeta muito distante chamado Urkh 24 e múltiplos finais para a Terra.

Esse é um pequeno e bastante simplificado resumo de ‘El Fondo del Cielo’, novela do argentino Rodrigo Fresán nascida em 2007, logo após a morte de Kurt Vonnegut, sob o título de ‘Tsunami‘.

Fresán diz que o livro pode ser definido de três maneiras: uma história de amor, uma história privada sobre o fim do mundo ou ainda como uma história universal do amor. Existem alienígenas e outros planetas, mas- segundo o próprio autor- não é um livro de ficção-científica, mas um livro com ficção-científica.

Com um estilo digressivo e extremamente rico em referências, Fresán apresenta autores como Kurt Vonnegut, Bioy Casares, H. P. Lovecraft, Phillip K. Dick, Ron L. Hubbard, seja puramente sob a forma de influências ou transformados em personagens.

Ao todo são três partes que parecem destoar entre si, mas que logo tornam-se uma coisa só- com a tradicional complexidade das tramas do argentino. E repetem-se aqui algumas imagens presentes em todos os seus livros, como a cidade de Sad Songs ou Canções Tristes, a planeta Urkh 24 e a garota que caia nas piscinas.

‘El fondo del cielo’ é um livro extremamente estranho e extremamente bonito. Talvez tudo que eu escrevi aqui seja pouco para definir essa novela, mas ao mesmo tempo é quase tudo que se pode dizer a respeito: sua complexidade e estranheza tornam difícil explicações mais detalhadas. Mas algo que posso dizer  sem nenhuma dificuldade é que é uma obra-prima de um dos melhores autores vivos, imperdível para fãs de Fresán, de ficção-científica e mesmo de histórias de amor.

DISCUTA O POST NO FORUM DO MEIA-PALAVRA