Yoel, o protagonista do romance “Conhecer uma Mulher” de Amós Oz, é um agente do serviço secreto israelense que decide aposentar-se após a morte da mulher, Ivria, que acidentalmente foi eletrocutada junto com o vizinho. Vai embora então de Jerusalém, levando consigo a filha adolescente, e Lisa e Avigail (respectivamente a sua mãe e sua sogra, que já viviam juntas há alguns anos).

Somam-se a essas personagens Arik Krantz, o prestimoso corretor de imóveis que decidiu tornar-se, a todo custo, amigo de Yoel e Ralph e Annemarie, os irmãos americanos que vivem na casa ao lado da do ex-agente secreto, e que tem uma relação um tanto peculiar.

Assim como Yoel, o livro demora a fornecer respostas mesmo às perguntas mais simples, como qual o misterioso problema de saúde de Neta, quais as verdadeiras circunstâncias da morte de Ivria ou ainda como uma pantera de metal equilibra-se sobre sua base.

E imitando novamente o protagonista, o leitor é levado a perceber o poder das palavras, e os múltiplos significados que a mais simples e inócua das expressões pode assumir. Mesmo a pronúncia das palavras hebraicas com o sotaque dos imigrantes torna-se objeto de reflexão e adquire importância, mesmo que de modo fugaz.

Apesar de ter uma forma menos experimental, em muitos momentos lembrei-me de “O Mesmo Mar”: as repetições de palavras e até de parágrafos inteiros, além da forma quase poética com que Oz construiu sua prosa aproximam bastante as duas obras. Mas “Conhecer uma Mulher” é um livro mais tangível, em que fatos políticos estão bastante presentes e palpáveis, além das banalidades do dia a dia, que algumas vezes chegam a ser narradas em todos os detalhes.

Apesar do título, no entanto, Yoel não aprende nada sobre mulher alguma. A crescente independência de Neta, o estado debilitado de saúde de Lisa e os sermões de Avigail não são suficientes para que ele supere sua própria ignorância. No entanto ele aprende muito sobre si mesmo, sobre a dor e sobre segredos- todas essas coisas que ele pensou conhecer durante toda sua vida.

Sem dúvida uma das maiores obras de Oz, em que todos os atributos que lhe valeram seu lugar entre os grandes nomes da literatura contemporânea de Israel e do mundo são bastante visíveis.

Conhecer uma Mulher, de Amós Oz.

Tradução de Nancy Rozenchan

256 páginas

R$ 51,00

Saiba mais sobre essa e outras obras no site da Companhia das Letras

DISCUTA ESSE ARTIGO NO FORUM MEIA PALAVRA