A Rússia é um pais famoso por sua literatura. Fiodor Dostoévski, Liev Tolstoy, Nikolai Gogol (em termos, ok), Maksim Gorski, Aleksandr Solzhenitsyn, Arkady e Boris Strugátsky… E a lista poderia continuar, de modo quase indefinido.

Dentro desse universo, existe ainda espaço para a poesia. Quiçá um pouco menos conhecidos no Brasil do que os autores em prosa, os poetas russos estão entre os maiores (Maiokoviski e Pushkin são bons exemplos) nomes da poesia mundial. E, modernamente, a Rússia também deu uma grande contribuição, ainda que muitos dos poetas tenham ficado desconhecidos por muito tempo, devido ao Regime do Partido Comunista e/ou à Guerra Fria.

Por isso é louvável o esforço dos irmãos Campos e de Boris Schnaiderman, de traduzirem e unirem em uma coletânea os principais nomes da poesia russa do século XX, com uma ênfase maior ao período pré, trans e perirrevolucionário, mas chegando até autores bastante recentes.

Começam com Aleksander Blok, poeta ligado ao simbolismo russo e acusado de ser contrarrevolucionário , passando por Vassíli Kandinski- aquele mesmo da pintura expressionista. Iliazad, um vanguardista georgiano, e Akhmatova também estão presentes na antologia, assim como o nobel de literatura Boris Pasternak, Ossip Mandelstam, Marina Tzvietáieva e Maiakóvski. Existe ainda espaço para poetas mais próximos de nosso tempo, como Andrei Vozniessiênski, Ieugueni Iuvchenko e Guenádi Aigui.

Mas o trabalho não se resumiu simplesmente em traduzir e coletar: além dos textos introdutórios do livro, existe uma breve biografia e explicação da importância de cada autor.

E etapa nenhuma da construção dessa antologia parece ter sido fácil, já que em muitos casos o material é escasso- alguns poetas foram-lhes enviados por pesquisadores e tradutores de outros países, em uma troca de figurinhas poéticas- além das óbvias dificuldades de tradução a partir do russo- algumas de suas estruturas não possuem um equivalente plausível em português, especialmente quando se trata de poesia.

DISCUTA O POST NO FORUM DO MEIA PALAVRA