A vida está em outro lugar, obra do já famoso escritor tcheco Milan Kundera, tem basicamente três pilares de sustentação: sexo, poesia e política. Não é uma combinação exatamente inédita em seus livros, mas é algo que via de regra funciona bem. Nesse caso, o resultado é especialmente bom.

O protagonista, Jarosmil, nasceu na cidade de Praga. É fruto de um casamento sem amor, e nem mesmo era desejado por seu pai. Por outro lado, sua mãe, herdeira de uma família abastada, o ama de modo incondicional e possessivo. Ainda bastante pequeno Jaromil demonstra talento com palavras, rimas e metáforas. É incentivado a tornar-se poeta.

Acompanhamos sua vida durante momentos bastante complicados da história Tcheca,  como a Segunda Guerra Mundial e a tomada do poder pelos comunistas. Seu pai morre pelas mãos da Gestapo. Ele afasta-se de sua família e do meio pequeno-burguês em que vivia, abraçando o comunismo e rejeitando até mesmo a arte moderna – que lhe era bastante cara – para rejeitar, entre outras coisas, o tio que acreditava que “Voltaire inventou os volts”.

Em meio a inseguranças e temores relacionados ao sexo, ele torna-se um homem ciumento e dominador, que obedece cegamente o Partido Comunista da República Tcheca. Ao mesmo tempo vemos o desabrochar do artista, tateando por uma voz própria, que possa falar de beleza e exaltar o proletariado.

Jarosmil consegue, finalmente, o sucesso: em primeiro lugar, faz sexo, sentindo que deixa de pertencer à classe das crianças e adolescentes e tornando-se, verdadeira e completamente, um homem. Sua namorada, aliás, pertence à gente simples, ao povo, o que muito lhe agrada. Seus poemas atingem certa maturidade que antes lhes era negada, e ele consegue ser publicado e convidado a eventos poéticos.

O livro é, porém, trágico. Não é a toa que, durante toda a narrativa, apareçam inúmeras alusões à Lermontov, Rimbaud e outros poetas que tiveram fins dolorosos ou obscuros. Os três sustentáculos da vida de Jarosmil – lembremos-nos, o sexo, a poesia e a política – parecem aliar-se para se transformarem em uma força soturna e esmagadora, um poder destrutivo e incontrolável.

A vida está em outro lugar

de Milan Kundera

traduzido do francês por Denise Rangé Barreto

336 páginas

R$ 26,00

Saiba mais sobre essa e outras obras no site da Companhia das Letras