Eu não me considero uma grande fã de livros policiais. Apesar de encarar, de tempos em tempos, uma leitura do gênero, são raras as narrativas que me marcam ou me interessam além. Normalmente, as leituras que eu mais gosto são por conta de alguma sub-trama ou temática que chamam mais atenção. No caso de Quebra de Confiança, de Harlan Coben, eu diria que o humor que se mistura a uma narrativa de fatos tensos e violentos foram fundamentais para que eu gostasse do livro.

Quebra de Confiança mostra a violência ambientada no mundo das contratações esportivas, onde ameaças e agentes aproveitadores são comuns. Além disso, possui um mistério capaz de prender o leitor a cada página, e um personagem que traz uma boa dose de humor e ironia para a narrativa.

Myron Bolitar é um ex-jogador de basquete e investigador do FBI, que atualmente trabalha no ramo de agenciamento esportivo. Com pouca experiência nesse mercado, ele recebe o que pode ser a grande chance de deslanchar sua carreira: empresariar Christian Steele. Christian é um talentoso jogador de futebol americano em início de carreira com grandes chances de entrar em algum time de peso através de  negociações e contratos envolvendo muito dinheiro.

No entanto, essa oportunidade vem acompanhada de um problema muito maior:  a ex-noiva de Chirstian, Kathy, que foi dada como morta há um ano e meio, pode ter reaparecido. A primeira evidência disso é um anúncio de disk sexo contendo a foto da menina, que é entregue para Christian através de uma correspondência misteriosa. Além disso, o pai de Kathy é assassinado, levando-os a acreditar que os dois fatos podem ter algo em comum. Com o objetivo de proteger a carreira de Christian, além de ajudar Jessica (irmã de Kathy e ex de Myron), o investigador começa a analisar esse mistério, que toma uma dimensão maior a cada página.

Myron é um personagem carismático e forte, que eu considero essencial para qualquer narrativa desse gênero. Não importa o quão instigante é o mistério a ser resolvido se o leitor não se sentir íntimo do personagem principal e investigador, como é o caso de Sherlock Holmes ou detetive Maigret. No caso de Myron, conhecemos um personagem que é sensível e motivado, muitas vezes, por seus sentimentos. Mas sua principal característica é o humor, que varia entre o deboche, ironia e, em alguns momentos de perigo, chega a ser escrachado. Nesse sentido, o narrador onisciente do livro também segue com esse humor, o que torna a leitura dinâmica, divertida e fácil.

Quebra de Confiança é o primeiro livro em que o personagem Myron Bolitar aparece, e foi publicado em 1995, ganhando, em 2012, uma tradução para o português pela editora Arqueiro.  As narrativas envolvendo o personagem compõem a maior parte da obra de Harlan Coben, totalizando 10 livros.

Título Original: Deal Breaker
Tradução: Alves Calado
Páginas: 224
Preço: R$24,90