De acordo com a Wikipédia (que, por sua vez, cita o IBGE), mais de oitenta por cento da população brasileira vive em cidades. Só isso já é suficiente para dar relevância a A cidade no Brasil, livro do antropólogo e sociólogo Antônio Risério, lançado pela editora 34.

Como o nome indica, o livro ataca a problemática urbana em nosso país. Obviamente a formação do autor é importante para o modo como a questão é abordada, mas ele não se limita à antropologia e sociologia: mostra que sua percepção histórica é bastante aguçada, além de flertar constantemente com os domínios da arquitetura e urbanismo. Não lhe escapam, tampouco, problemáticas artísticas.

E não é apenas com relação ao referencial teórico que o trabalho de Risério é ambicioso: iniciando desde antes da colonização e vindo até os dias de hoje, ele traça um histórico bastante completo da constituição da paisagem urbana brasileira, abarcando aí as várias relações existentes.

Começa falando sobre a cidade indígena, a cidade africana e a cidade ibérica, para mostrar, em seguida, como os portugueses transplantaram seus modelos para a colônia ultramarina, traçando paralelos com o que os romanos fizeram. Joga as influências negras e ameríndias no meio. Analisa os impactos que as diferentes políticas em diferentes regiões e épocas tiveram nesse processo.

E assim segue a obra, num crescendo que culmina com uma análise sobre o que é a cidade brasileira de hoje e o que pode ser amanhã.

Apesar da erudição com que trata o tema, o autor não se deixa cair em academicismos exagerados. A linguagem é sempre bastante clara e, coisa rara nessa espécie de publicação, chega mesmo a ser divertida em alguns momentos.

Confesso que não é exatamente um assunto que figure entre meus principais interesses, nem que esteja entre as coisas sobre as quais tinha algum conhecimento prévio antes de ler tal livro. É, no entanto, uma obra esclarecedora e de uma inteligência ímpar.

A cidade no Brasil

de Antônio Risério.

368 páginas.

R$ 49,00

Saiba mais sobre essa e outras obras no site da Editora 34