Sou culpado. Admito que comprei esse livro pela capa, mas em minha defesa alego que não foi a imagem ou o título estranho. O que me chamou a atenção foi, pela ordem: 1) a informação logo acima do titulo em si “Do criador de CSI”; 2) a última informação da capa: “Primeiro ROMANCE DIGITAL INTERATIVO” (em maiúsculas mesmo) e; 3) logo abaixo do título consta “A Origem”.

Os motivos que me levaram a efetivamente comprar o livro podem ser explicados de forma resumida assim: 1) CSI é uma das séries Top 10 da minha lista de Séries de Todos os Tempos, então se o cara que criou isso tudo escreveu um livro eu vou ler. Simples assim. 2) Romance Digital Interativo me intrigou, quer dizer, pode significar muitas coisas! Seria o livro apenas uma capa para um novo e-reader? E, 3) Se é  “A Origem” implica que deve ter mais histórias e eu sou tão viciado em séries literárias quanto ler!

Pois bem, descobrimos mais informações importantes ainda antes de ler a primeira página, por exemplo, desvendamos o título na quarta capa: O FBI possui uma lista com 25 Graus de categoria em perversidade, indo do 1 – simples mentiroso oportunista – ao 25 – os caras maus de verdade. Deixe seu detetive interior fazer a ligação óbvia: nosso criminoso é muito, muito mau mesmo.

A história baseia-se em um grupo especial do FBI que caça serial killers, assassinos e outros caras malvados. Um dos seus agentes mais brilhantes, Steve Dark – nosso herói -, está afastado após eventos traumáticos ligados ao trabalho. Dark é um personagem feito sob medida para cair no gosto do telespec… ops!… do LEITOR! Ele é inteligente, atormentado, leal, possui fraquezas comuns a todos nós e tem aquele jeito “eu vou salvar sua pele” que gostamos de ver nos mocinhos.

Do outro lado temos o assassino Sqweegel. Não, eu não digitei errado. E acredite, quando ler o porquê desse nome um calafrio subirá, lentamente, por seu estomago. A descrição meticulosa de sua preparação e métodos, longe de esfriar a trama, só ajuda nossa mente na criação desse monstro-humano. Diferente do genial e amado Hannibal Lecter com sua inteligência e métodos classudos, nosso Sqweegel é frio. Terrível e mortalmente frio: ele não apenas mata, mas ele fere todos os que têm contato com seus trabalhos pela forma brutal e cruel sem aparas.

E aqui entra o tal “Romance Digital Interativo”: ao final de alguns capítulos temos senhas para usar em um site especifico ( www.grau26.com.br ). E então temos mini-filmes com pedaços da história. Seja mostrando uma passagem do livro, seja dando pistas novas, essas inserções podem ser chatas eventualmente. “Droga! Vou ter que ligar o computador pra entender a história e seguir para o próximo capítulo?” É verdade que deixar de assistir os vídeos não irá atrapalhar a leitura, mas em alguns casos você simplesmente não aguentará de curiosidade. E se você estiver lendo em algum lugar sem acesso a internet (Metrô, por exemplo) ou sem um aparelho para acessar, ou ainda deitado embaixo de várias cobertas por causa do frio, a coisa fica chata mesmo.

O site, apesar de direcionar o leitor/internauta em alguns casos para a versão mundial – em inglês – possui legendas em Português, mas muita coisa já consta no site brazuca mesmo. E está se expandido: além dos vídeos temos jogos-interativos (no estilo que a revista Superinteressante fez), blogs de detetives reais, históricos de crimes, etc. Resumindo: a série tem potencial, talvez por ser o autoproclamado “Primeiro Romance Digital Interativo”, possui sim algumas arestas a serem acertadas, mas no geral vale a pena. Se você curte crimes cabeludos, CSI e aceitar o desafio de ler um livro e acessar a internet sem se distrair, então é uma boa pedida.

Dados do Livro:
Editora: Record
Páginas: 434
Preço Sugerido: R$ 39,90

Saiba mais sobre essa e outras obras no site do Grupo Editorial Record