Leo Auberg é um jovem alemão que vivia na Romênia, mas especificamente na região de Siebenbürgen, à época da Segunda Guerra Mundial. Nada de espetacular nisso- apesar de já existirem os estados nacionais nas Europas Central e Oriental, as pessoas de diversa etnias espalhavam-se independentemente das fronteiras- e nem no fato de sua família idolatrar o líder nazista, Adolf Hitler- era algo comum entre os alemães da época.

Na verdade o único fato singular da história de Auberg é o fato de ir a encontros sexuais anônimos com outros homens, inclusive um romeno casado. Isso o tornava duplamente criminoso: o fato de relacionar-se sexualmente com outros homens era condenado por lei na Romênia Facista e a lei hitlerista o enquadrava como traidor da raça, por fazer isso com um romeno.

A história que a Nobel de Literatura Herta Muller criou para Auberg- a partir de reminiscências da história de sua mãe e da de um vizinho, além de sua poderosa imaginação- não é a história de uma condenação por homossexualidade ou por traição a raça, e sim a história dos alemães que, uma vez derrubados os facistas, foram considerados criminosos de guerra e traidores do povo. Todos os alemães, homens e mulheres, que viviam em território romeno (alem de outros países, como a Ucrânia e Hungria) e que tinham entre 17 e 45 anos foram deportados para a Sibéria e submetidos à trabalhos forçados.

Utilizando matizes poéticas sutis mas bastante cruas, Muller mostra não apenas o sofrimento e a fome à que Auberg e seus companheiros eram submetidos, mas também nos apresenta à sociedade que surgiu dentro do campo, à hierarquia e relações morais entre os internos.

Não apenas entre eles: Leo também se tem de submeter-se à fria vontade de suas ferramentas e objetos de trabalho e ao ‘Anjo da Fome’, tudo sempre seguindo a lógica que o marcaria até o fim de seus dias- 1 movimento com a pá = 1 grama de pão.

Tudo o que Tenho Levo Comigo é uma obra poderosa, em que a prosa desenvolve-se quase como se fosse poesia e na qual a angustia torna-se algo que pode-se tocar com os dedos.

 

Tudo o que tenho levo comigo

Tradução de Carola Saavedra

304 páginas

Preço Sugerido: R$ 48,00

Saiba mais sobre essa e outras obras no site da Companhia das Letras

COMENTE ESSE ARTIGO NO FÓRUM MEIA PALAVRA