Um horror kafkiano escondido sob a roupagem de uma fábula um tanto etérea, que me lembrou um pouco ‘O Pássaro Azul‘- do belga Maeterlinck.
Uma frase bastante complexa, mas que, para mim, é o melhor modo de definir o mais simples e singelo dos livros de Amós Oz, ‘De repente, nas profundezas do bosque‘.
Na história existe uma aldeia. Tediosa e triste, com poucos e breves momentos de alegria. Durante a noite todos se trancam em casa, com medo do escuro e das coisas que vem com ele. Pois a noite é o território do demônio da montanha, Nehi.
Nehi, que muitos anos atrás- quando os adultos ainda eram crianças- roubou todos os animais da aldeia. Ou não: ninguém fala para crianças a verdade. Os animais são tidos como lendas, exceto por algumas poucas e infelizes almas, como a professora eternamente solitária Emanuela, que nunca achou um homem que quisesse se casar com ela; o velho Alman, que passa os dias conversando com seu desnecessário espantalho (lembremos que não existem pássaros) e Danir, o consertador de telhados que, em seus momentos de bebedeira, promete atravessar o bosque e trazer animais que devem existir em outras aldeias. Eles são, no entanto, alvo de gozação.
Eis que duas crianças, Mati e Maia, decidem descobrir a verdade por si. Assim os dois embrenham-se no bosque a procura de animais ou, pelo menos, de uma resposta para suas perguntas.
‘De repente, nas profundezas do bosque‘ é um dos únicos (se não o único) dos livro de Oz em que o registro da realidade é de certa forma abandonado, no qual o autor não se preocupou em criar um mundo verossímil. Algumas vezes é definido como sendo seu ‘livro para crianças’- o que pode até ser verdade, se considerarmos o termo ‘criança’ como uma delimitação moral ao invés de etária.
De repente, nas profundezas do bosque
Amós Oz
Tradução: Tova Sender
144 páginas
Preço sugerido: R$33,50
Saiba mais sobre essa e outras obras no site da Companhia das Letras
Parece ser ótimo e aquele tipo de leitura q não dá p parar. Já está na minha lista.
Esse livro é ótimo sim,e não dá para parar mesmo de ler, Parece que estamos dentro do livro.Haha, Mais uma coisa, você não vai parar mais de ler, O livro é muito bom.
ODEIO ESSE LIVRO .
Porque você não gosta desse livro ?
Como assim você ”ODEIA” esse livro? Para você achar bom tem que entender o livro Mirella.O livro é ótimo, não tem como não reclamar.
Parece muito bom !!!
este livro é muito bom mesmo!! estamos estudando ele na escola com a professora.. eu Indico a todos..
odiei muito ruin,historia nada aver,e ainda o autor no capitilu 15 escreveu errado uma palavra.]
What the …?
Poxa, o tradutor pode ter colocado uma palavra errada (que não encontrei), mas se você é tão bom, porque ainda não vi seu nome em nenhuma tradução israelense? Ah, e o editor também pode ter deixado passar uma palavra em um livro de 144 páginas, mas você deixou passar 4 (QUATRO) erros em um único comentário… tenso!!!!
eu estou lendo este livro pela segunda vez ele é ótimo
eu to lendo esse livro na escola parece qe e mt bom do qase acabando minha professora falou qe o final e bom
Odiei esse livro…
É mt sem sentido…
Prefiro os livros da Thalita Rebouças, da coleção Fala Sério..
Mt melhores
!!
¬¬
Nem terminei d ler o livro e já achei muito boom…
Espero q ele ñ se já ruim no final !
Achei o livro muito legal, mas achei o final meio estranho… Ah, tem a continuação desse livro ou é só um mesmo? Achei o final, como já disse, meio estranho, pois parece que o livro não acaba ali, tem uma continuação, mas sei lá.. Cada um tem um gosto né.
Pois é… o livro realmente tem uma continuação pois ainda estamos vivos… é curioso o fato de querermos sempre um final que tenha um simples desfecho ao invés de continuarmos vivendo este desfecho. Muito bom, afinal, temos que ter a sensibilidade para sua leitura; infelizmente aqueles que não o entenderam, não compreendem o quanto estão fora da realidade verdadeira, e principalmente, fora da VILA… Com meus alunos, trabalhamos -junto ao livro- este filme – a VILA, que traz a visão que nós temos (e que desejam que acreditemos) da vida e como ela realmente é. Recomendo sempre…
Na verdade nehi não roubou os animai e sim os animais foram atras dele por que eles sofriam demais na aldeia e nehi lhes dava muito carinho …